Desenvolvimento

Diferenças entre site Dinâmico e Estático

Diferenças entre site Dinâmico e Estático

Ao criar um site você pode decidir se o site deve ser estático ou dinâmico. Existem prós e contras para ambos os métodos que devem ser pensados antes de tomar uma decisão.

Este post tem como objetivo mostrar a diferença entre websites estáticos e dinâmicos, a fim de proporcionar uma melhor compreensão de cada um deles.

1. O que é um site estático?

Um site estático é aquele que não faz uso de qualquer banco de dados externo e é escrito completamente em HTML. Isso significa que todos os usuários que visitam esse site receberão as mesmas informações exatas. Além disso, fazer atualizações em sites estáticos significa ir diretamente para o código e fazer as alterações a partir daí.

Embora haja uma grande quantidade de sites que preferem exibir conteúdo dinâmico para seus visitantes, o crescimento de websites estáticos está aumentando devido ao número crescente de geradores de sites estáticos.

Vantagens

  • Menos complexo para desenvolver;
  • Tempos de carregamento geralmente mais rápidos e tamanho de página menor;
  • Todos os recursos podem ser armazenados em cache para uma velocidade de página ainda mais rápida.

Desvantagens

  • Não é interativo;
  • Atualizações devem ser feitas diretamente no código HTML;
  • Não é possível executar a funcionalidade complexa necessária em muitos sites modernos.

2. O que é um site dinâmico?

Um site dinâmico pode gerar conteúdo baseado no usuário. Pense em uma loja virtual, por exemplo, ela pode mostrar apenas os produtos disponíveis na sua região, ou uma categoria de produto que você mais gosta. Essa página de conteúdo é específica para você como usuário e será atualizada dinamicamente conforme o tempo passa.

Além disso, um site dinâmico também facilita para um usuário sem conhecimento de programação a atualização de seus dados no site, de forma fácil e intuitiva.

Muitos sites dinâmicos construídos em Content Management Systems (CMS), como a plataforma WordPress que a Inovalize utiliza, simplificam a atualização de informações por meio de uma interface fácil de usar. Os sites dinâmicos também usam uma linguagem do lado do servidor (por exemplo, PHP, Java, etc) e um banco de dados no qual todas as postagens, páginas e mídias são armazenadas.

Vantagens

  • Geração de conteúdo dinâmico com base no usuário;
  • Atualiza facilmente o conteúdo quando usado com um CMS;
  • Possibilidade de usá-lo em cenários mais complexos, como uma loja virtual, fórum, plataforma de mídia social, etc.

Desvantagens

  • Pode ser mais lento que um site estático devido ao aumento nos recursos necessários;
  • Mais complexo para desenvolver;
  • Maior risco de problemas de segurança.

Veja também: Segurança: 5 plugins para proteger seu site WordPress

3. Qual escolher?

Escolher entre usar um site estático x dinâmico realmente se resume ao que o site precisa fazer e sua necessidade. Em casos que seu site não requer muita funcionalidade (por exemplo, um site de documentação), um site estático pode ser a melhor opção.

Mas caso você precise de funcionalidades mais complexas, como um blog, loja virtual ou até mesmo atualizar as informações de seus serviços, um site dinâmico é o correto. Analisando melhor os prós e contras que citamos acima, deve lhe ajudar a determinar qual deles usar para o seu projeto web.

Fonte

Comentários

Este artigo não possui comentários