A Black Friday marca o início da temporada e é tradicionalmente o dia mais movimentado do ano para empresas de e-commerce.
As vendas online na Black Friday atingiram USD 7,9 bilhões em 2017, registrando um aumento de 17,9% ano a ano. Portanto, para aproveitar o máximo possível, damos 6 dicas para ajudar sua loja virtual a tornar a Black Friday deste ano a mais rentável até o momento:
1. Verifique seu inventário
A primeira coisa que recomendamos é estocar seus produtos mais vendidos antes da venda na Black Friday.
Você pode usar ferramentas como um Planejador de Inventário para ajudar a prever vendas e determinar a quantidade de estoque que você precisa comprar. Como regra, é melhor superestimar e comprar mais do que o necessário, em vez de perder vendas.
2. Comece a criar impulso
Um grande número de clientes começa a planejar as compras da Black Friday já em outubro, portanto, você precisa preparar suas ofertas com antecedência.
Comece antecipando suas semanas de venda da Black Friday com antecedência por e-mail e redes sociais para deixar seus clientes animados e prontos para quando você realmente iniciar a venda.
Você também pode liderar na Black Friday oferecendo vendas menores e específicas da categoria ao longo de novembro e até o dia oficial da Black Friday.
Veja também: Como encontrar o preço ideal para seus produtos?
3. Torne seu site super rápido
Compradores são impacientes e 46% dos consumidores afirmam que nunca voltariam a um site muito lento. Portanto, se o seu site não for carregado em poucos segundos, eles sairão e farão compras em outro lugar.
Além disso, pesquisas mostram que um atraso de um segundo no tempo de carregamento resulta em uma redução de 7% nas conversões. É por isso que é extremamente importante garantir que seu site seja o mais rápido possível.
Para verificar a velocidade do seu site, você pode usar uma ferramenta como Pingdom Tools ou GTmetrix.
Abaixo, citamos algumas dicas para ajudar você a melhorar o tempo de carregamento do seu site:
- Escolha um bom provedor de hospedagem: escolha um provedor de hospedagem de qualidade que ofereça hospedagem rápida e confiável para garantir que seu site possa obter os recursos necessários para executar em alta velocidade.
- Use uma rede de entrega de conteúdo (CDN): uma CDN pode ajudar a melhorar a velocidade do seu site, veiculando o conteúdo do site em um servidor fisicamente mais próximo da localização do visitante.
- Compactar imagens: a compactação de todas as imagens no seu site também pode ajudar a reduzir a velocidade de carregamento do seu site.
- Minimizar CSS e JavaScript: solicitações grandes de CSS e JavaScript podem tornar seu site muito lento. Minimize-os para melhorar o tempo de carregamento do seu site.
Veja também: Como melhorar o desempenho do seu site
4. Recompense seus melhores clientes
A Black Friday é um ótimo momento para recompensar seus clientes que mais compram em sua loja. Você pode enviar um e-mail para eles com um desconto exclusivo ou ainda melhor do que sua oferta na Black Friday.
E-mails altamente segmentados como esses, aumenta três vezes mais a receita que os e-mails não segmentados.
5. Verifique se o seu site é compatível com dispositivos móveis
Verifique se o site está otimizado para dispositivos móveis, para que você possa oferecer uma experiência ideal para todos os seus compradores online.
6. Promova suas ofertas de Black Friday
É crucial promover suas ofertas da Black Friday e atrair o maior número possível de pessoas interessadas. Abaixo, citamos alguns lugares onde você pode promover suas ofertas:
- Página inicial: certifique-se de apresentar a sua oferta Black Friday na sua página inicial. Você pode criar um pop-up, um banner ou até mesmo uma barra superior sutil.
- Mídias sociais: publique sobre suas ofertas da Black Friday em seus canais de mídia social. Você pode até anunciar sua oferta com uma semana de antecedência e fazer uma contagem regressiva diária.
- Blog: você pode escrever um artigo sobre sua oferta e publicá-la em seu blog.
- E-mail: envie um e-mail aos seus assinantes para que eles saibam sobre suas ofertas na Black Friday. Acompanhe as aberturas de e-mail e segmente os que não abriram para enviar outro e-mail.
- Anúncios PPC: use o Google Adwords para promover sua oferta ainda mais. Fique de olho nos gastos com anúncios para garantir que eles não fiquem fora de controle.
Essas são algumas dicas para ajudar sua loja virtual a gerar mais venda nesta Black Friday. Se você também oferecer um incrível serviço ao cliente no processo, poderá transformar seus novos compradores da Black Friday em clientes vitalícios!