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Estratégias impactantes para o sucesso do seu e-commerce

Estratégias impactantes para o sucesso do seu e-commerce

A receita digital global no segundo trimestre cresceu 71% de 2019 a 2020. Várias verticais do e-commerce tiveram crescimento – o tráfego cresceu 37%, as conversões 35% e a taxa de gastos 34%. 

Bloqueios causados ​​pela pandemia em todo o mundo em 2020 tiveram um grande impacto no comportamento de compras online dos consumidores e muitos estão se perguntando se este é o “novo normal”.

Em caso afirmativo, como os varejistas podem melhorar suas lojas online para atender a uma demanda tão crescente?

Além da qualidade do produto, confiabilidade e ótimo atendimento ao cliente, o design do site é um fator crucial que ajuda a converter cliques potenciais em transações e incentiva os clientes a voltarem. 

Neste post apresentamos estratégias que podem lhe ajudar a fazer seu e-commerce atingir o potencial e superar as expectativas do seu cliente. 

1. Use os princípios do Design Thinking 

O Design Thinking é um método que consiste em cinco fases que podem ajudá-lo a entender melhor seu público e criar uma loja virtual centrada no cliente.  

As principais fases do Design Thinking podem ajudá-lo a:  

  • Criar empatia com seus clientes 

Use o mapeamento de empatia para definir o comportamento, hábitos e expectativas online de seus clientes e aprenda o que eles costumam dizer, fazer, pensar e sentir ao buscar a solução certa. 

Os insights podem ajudá-lo a tomar decisões baseadas em pesquisas para seu e-commerce. 

  • Definir o problema 

Depois de ter suas personas identificadas, você pode se concentrar no desenvolvimento de mapas da jornada do cliente e na definição dos problemas que eles podem encontrar ao interagir com o seu site.  

Os mapas podem ser retrospectivos, com foco em hábitos anteriores e comportamentos usuais, ou prospectivos, com foco na possível experiência de compra de um produto totalmente novo. 

  • Brainstorm de ideias 

Reúna sua equipe para uma sessão de brainstorming para ajudá-lo a fazer as perguntas certas, pensar de forma não convencional e descobrir possibilidades inesperadas de seus produtos ou serviços.  

  • Soluções de design de protótipo 

Experimente diferentes wireframes de sites e crie um plano de serviço para descobrir pontos fracos e oportunidades de otimização. 

  • Testar seu site 

Você pode começar com uma versão Beta do seu site para testar suas funcionalidades, definir os erros e corrigir problemas antes do lançamento oficial. Isso pode ajudá-lo a fornecer uma experiência agradável para seus clientes em potencial desde o início. 

Veja também: Link Building: 5 táticas eficazes para e-commerce

2. Deixe a personalidade de sua marca brilhar 

A identidade visual do seu e-commerce é um dos ativos mais importantes do web design.  

Uma marca é uma construção abstrata de associações, expectativas e características relacionadas ao seu negócio que vêm à mente do cliente quando ele encontra seus produtos.  

A personalidade da sua marca pode ser engraçada e amigável ou severa e profissional, mas certifique-se de que os usuários irão reconhecer imediatamente.    

Então, como você pode fazer a personalidade da sua marca brilhar? 

Primeiro, crie um guia da identidade visual da sua marca para documentar seu logotipo, ícones, ilustrações ou animações personalizadas, fontes e cores que você usa e sua aplicação prática. 

Em seguida, siga o guia ao criar e projetar seu site e certifique-se de manter o estilo consistente em todas as páginas. Além disso, compartilhe o guia com seus redatores de conteúdo para que o conteúdo esteja totalmente alinhado à estratégia da marca.

Use em seu site sua proposta de valor e outras declarações de marca para transmitir uma mensagem clara ao seu público, enfatizar os benefícios que seus produtos podem oferecer e informar suas vantagens competitivas.  

Veja também: Como criar a identidade da sua marca?

3. Crie páginas de produtos excelentes 

As páginas de produtos são geralmente as páginas de destino do seu site de e-commerce, portanto, você precisa prestar atenção especial ao design de um layout bem estruturado.  

Tente fazer uma estrutura de página equilibrada para mostrar a descrição do produto, imagens, vídeos, preço do produto e detalhes de disponibilidade.  

Lembre-se de que existem diferentes tipos de compradores online e tente atender a todas as suas expectativas. Por exemplo, certifique-se de que haja uma descrição detalhada do produto completa com recursos, cores e tamanhos. 

Além disso, tente tornar o preço total e o botão de compra altamente visíveis para os visitantes do site que se preocupam com o preço, especialmente se houver ofertas especiais e descontos.  

Se possível, sempre inclua sugestões de produtos relacionados em uma página, bem como detalhes sobre a disponibilidade e remessa do produto. 

Veja também: Como escrever a descrição do seu produto para aumentar as vendas

4. Escrever descrições exclusivas de produtos 

Se você tiver descrições semelhantes para vários produtos, os mecanismos de pesquisa, como o Google, podem reconhecê-lo como conteúdo duplicado e penalizá-lo.

Evite conteúdo duplicado em seu site, escreva uma descrição exclusiva para cada produto. Não se intimide com textos longos, mas torne-os fáceis de ler rapidamente para que os clientes possam encontrar as informações necessárias.  

Aplicar esse padrão à sua loja online pode ajudá-lo a aumentar as vendas e expandir seus negócios por meio de resultados de pesquisa mais relevantes e informações de produto mais precisas exibidas nos resultados de pesquisa. 

Veja também: Como criar conteúdo que o Google adora?

5. Otimize todas as páginas para SEO 

Outra maneira de criar uma chance de suas páginas de produto aparecerem nos rich snippets de e-commerce do Google é ter dados estruturados e a marcação de esquema em todo o seu site.  

Simplesmente aparecer nos resultados apresentados no Google pode melhorar significativamente o desempenho orgânico da página.

Além de ter dados estruturados limpos e completos, você deve otimizar todas as páginas do seu site para aumentar a visibilidade.  

Você pode usar táticas de SEO na página para: 

  • Encontre palavras-chave para cada página, seja um nome de produto ou uma palavra-chave relacionada a um produto, a um nicho ou a uma descrição 
  • Escreva meta títulos e meta descrições exclusivos para cada página 
  • Faça comparações de produtos na página  
  • Adicionar avaliações e classificações de clientes 
  • Crie páginas separadas para cada categoria e otimize-as para SEO 

6. Crie uma navegação clara e lógica  

Otimizar seu site para mecanismos de pesquisa é apenas parte da equação. A parte mais importante é otimizá-lo para uma experiência de usuário mais agradável.  

Se você não tiver certeza de por onde começar, considere contratar um profissional para ajudá-lo a construir uma navegação otimizada no site. Isso é crucial se você tem uma grande loja online com milhares de produtos ou uma loja online de menor escala.   

Uma boa navegação consiste em: 

  • Uma barra de navegação principal no cabeçalho do site com nomes de página reconhecíveis 
  • Categorias e subcategorias claramente divididas em um menu suspenso 
  • Uma navegação secundária, ou trilha de navegação, para informar aos visitantes em que página eles estão 
  • Uma navegação adicional e um mapa do site no rodapé do site    

Quanto mais simples você fizer, mais sucesso terá. Os visitantes do seu site não se confundem com uma navegação complicada e podem ficar mais tempo, além de poder voltar. 

7. Forneça opções de filtro suficientes para pesquisa no site  

Para ajudar os visitantes do seu site a irem rapidamente da sua página inicial às listas de produtos, certifique-se de criar uma barra de pesquisa e filtros facilmente acessíveis que se destaquem imediatamente na página.   

Algumas das opções de filtragem a serem consideradas incluem: 

  • Filtros específicos de categoria 
  • Filtros temáticos 
  • Filtros de cor e tamanho 
  • Filtros importantes ou comuns visíveis no topo da lista de produtos 

Para evitar a frustração de seus clientes em potencial, forneça uma confirmação visual dos filtros aplicados, permita a aplicação de vários valores de filtro do mesmo tipo e certifique-se de que as alterações sejam eventos separados no histórico do navegador.  

Se você tiver uma longa lista de filtros, considere criar menus suspensos para a filtragem de produtos em dispositivos móveis e otimizar o desempenho dos filtros para que os resultados apareçam rapidamente, mesmo com vários filtros aplicados ao mesmo tempo.    

8. Crie um processo de checkout simples

Depois de ajudar seus clientes em potencial a escolher os produtos certos, certifique-se de que a experiência de checkout seja perfeita.

Crie um formulário de checkout simples, de preferência em uma única página, pois muitas etapas podem deixar espaço para distração e possível abandono do carrinho. 

Solicite apenas as informações necessárias no formulário e forneça uma confirmação visual ou por escrito para cada etapa concluída com êxito. Seja transparente sobre o preço total e liste todos os custos adicionais com antecedência para evitar decepcionar seus clientes. Considere também a possibilidade do usuário fazer um pedido sem uma conta, pois não precisar se registrar no site pode economizar tempo para seus clientes, o que muitas vezes pode ser essencial.  

Quando se trata de métodos de pagamento, certifique-se de oferecer várias opções de pagamento seguras.  

E por último, mas não menos importante, se o cliente sair, você não ficará sem opções. Planeje seu e-mail marketing comercial de ganhos rápidos altamente lucrativos e até mesmo um boletim informativo (newsletter) e/ou automatização de carrinho abandonado.

Veja também: Quais são os métodos de pagamento para e-commerce?

Para atender à crescente demanda, seu e-commerce precisa fornecer uma excelente experiência de compra. Uma aplicação inteligente de estratégias de web design pode ajudá-lo a “impressionar” seus clientes em cada etapa de sua jornada. 

Fonte

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