Uma identidade de marca (Brand Identity) potente não acontece rapidamente e facilmente. Você não pode simplesmente escolher algumas cores e colocar um logotipo… É preciso fazer uma estratégia de marketing e design. Para isso, é necessário uma análise profunda, uma equipe com fortes habilidades de comunicação e design e compreensão da sua marca.
Com uma boa orientação, você pode percorrer o processo de maneira eficaz e produzir uma identidade de marca realmente excelente. Abaixo você pode analisar o que precisa saber sobre a criação de uma identidade de marca.
1. O que é identidade de marca?
Marty Neumeier, uma profissional de branding (marca), define uma identidade de marca como “a expressão externa de uma marca, incluindo sua marca registrada, nome, comunicação e aparência visual”. Podemos considerar a identidade como a soma total de como sua marca parece e sobre o que as pessoas veem.
Uma identidade de marca é uma maneira de se comunicar com o mundo, diferenciar-se da concorrência e criar uma experiência de marca que incentive as pessoas a se envolverem com você e seu negócio.
Se você quer ser uma empresa competitiva e bem-sucedida, é obrigatório criar uma forte identidade de marca para se diferenciar no mercado. Quando você pode mostrar com sucesso quem você e sua marca são, pode se comunicar melhor com as pessoas e formar fortes relacionamentos necessários para o sucesso a longo prazo.
2. Componentes importantes a serem considerados
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, somente um logotipo e uma paleta de cores não criam uma identidade de marca. Ao projetar, você precisa criar uma linguagem visual que possa ser aplicada a tudo, desde seu site até sua embalagem.
Dependendo da sua marca e o que você vende, suas necessidades podem ser mais amplas, os componentes necessários que precisam ser incluídos são:
- Logotipo
- Cores
- Tipografia
- Sistema de Design
- Fotografia
- Ilustração
- Iconografia
- Visualização de dados
- Elementos interativos
- Vídeo e movimento
- Design Web
3. Como criar sua identidade?
Abaixo, você pode seguir os passos para criar sua identidade com sucesso:
- Complete sua estratégia de marca
Sua estratégia de marca é um plano detalhado que descreve exatamente o que você está tentando alcançar e como vai alcançá-lo. É composto por Coração da marca (objetivo, visão, missão, valores); Mensagens da marca (voz, personalidade, slogan, valor, pilares de mensagens de marca); Identidade da marca (logotipo, cor, tipografia etc.).
Para projetar uma potente identidade da sua marca, você precisa concluir o trabalho fundamental de sua estratégia de marca, especificamente o Coração e Mensagem da marca. Isso ajuda você a entender o que está tentando expressar.
- Pesquise sua identidade atual
Quando você estiver construindo sua identidade de marca totalmente do zero ou atualizando uma identidade já criada, você precisa de uma avaliação completa de:
a) O estado atual da identidade da sua marca;
b) Como essa identidade de marca pode ser criada ou aprimorada para se alinhar com seus objetivos futuramente;
O objetivo é entender como sua marca é percebida, interna e externamente. Você pode começar com o Questionário de auditoria de marca. Esta pesquisa é um mergulho profundo em todos os aspectos, desde seus valores e personalidade ao logotipo e posicionamento. Distribua o questionário para sua equipe interna, como funcionários, acionistas, etc.
- Conheças suas personas
A identidade da sua marca é o “rosto” que interage com o mundo inteiro. Tudo o que você cria deve comunicar com precisão quem você é. Porém, um erro comum é quando uma identidade é informada exclusivamente pelo que sua marca deseja apresentar. Isso não é totalmente verdade.
Isso não significa necessariamente que os clientes da sua marca escolherão a cor do seu logotipo; isso significa que você fará escolhas de design mais eficazes depois de entender suas necessidades, desejos e valores.
Para entender quem você está tentando alcançar, tente criar personas que representam seus diferentes segmentos de destino. Essas personas identificam informações demográficas e psicográficas que oferecem uma visão de quem são essas pessoas e o que as leva a isso. Essas informações também podem influenciar suas decisões de design.
- Identifique seus concorrentes
Construir uma identidade de marca tem tudo a ver com diferenciação: tornar sua marca visível, relevante e única. Sem uma compreensão do seu cenário competitivo, é fácil esses elementos se misturarem. Por isso que é crucial entender não apenas quem é sua concorrência, mas como sua marca se compara, na percepção e na apresentação.
Para obter uma visão geral dos seus concorrentes, faça uma pesquisa competitiva a respeito do seu segmento no mercado.
Você pode descobrir por exemplo, que todos os seus concorrentes usam exatamente as mesmas cores. Isso não é raro acontecer, pois muitos setores tendem a ir em direção aos mesmos elementos visuais (como por exemplo a cor vermelha da Netflix e do YouTube), mas revelou uma grande oportunidade de se diferenciar.
- Faça um resumo
Depois de concluir as etapas anteriores, você tem as informações necessárias para iniciar o design, mas não deve entrar em ação.
Comece com um resumo criativo que detalha as informações necessárias para manter sua equipe na mesma linha de raciocínio, e então, garanta a criação de uma identidade visual alinhada à sua marca.
- Faça um brainstorming
Nesse momento, você tem uma tonelada de informações para conseguir montar suas ideias, como análise competitiva, auditoria de marca, personas e resumo. Nesta fase, você pode pegar essas informações baseadas em texto e traduzi-las em conceitos visuais.
Estas informações que você possui são frequentemente impregnadas na linguagem emocional sobre personalidade, as metas e os valores da sua marca. Como um último desafio, descubra como se comunicar e aprimorar esses sentimentos por meio de recursos visuais.
Faça um brainstorming com sua equipe para descrever sua marca. O foco não é liberar palavras associadas em outras palavras. O objetivo é dar vida a essas palavras por meio de recursos visuais.
As associações podem ser abstratas, mas é importante divulgar tudo. Por exemplo, se o serviço da sua marca for “rápido”, não fale sobre outras palavras para “rápido” (por exemplo, “veloz”). Pense no que rápido traz à mente. Exemplo: Rápido > Relâmpago > Zeus.
Pense em quais conceitos você pode visualizar. Geralmente são os elementos que provocam a resposta emocional mais forte, acionam imagens adicionais e ajudam a criar um playground visual.
- Criação dos elementos individuais
A partir disso, você já possui informações suficientes para partir para a etapa de criação dos elementos individuais como o Logotipo, Cores, Tipografia, Iconografia e outros elementos já citados no início deste artigo.
Projetar uma identidade de marca bem-sucedida exige muito trabalho e colaboração. Considere contratar profissionais especializados para projetar estas etapas tão importantes para o seu negócio.