WooCommerce

5 erros para evitar no design do seu e-commerce

5 erros para evitar no design do seu e-commerce

Para alguns, ter uma loja virtual significa dinheiro fácil. A loja nunca fecha, tudo o que você oferece está ao alcance do cliente. A maioria das empresas luta para alcançar esse sucesso mas na verdade, a pesquisa mostra que uma grande parte das empresas de e-commerce falham a cada ano.

Embora o WooCommerce (a plataforma de e-commerce que a Inovalize trabalha) ofereça tudo de que você precisa para vender seus produtos e envolver seu público, você precisa de algo mais para ajudá-los na conversão. Esse “algo mais” é o layout do seu site e conteúdo que precisa prender a atenção do visitante e apoiar a venda.

Abaixo apresentamos 5 erros a serem evitados ou ajustados e que podem fazer uma grande diferença nas suas vendas:

1. Utilizando temas padrões

Uma boa vantagem do WooCommerce é que o plugin é gratuito e de código aberto, permitindo uma fácil integração em sites WordPress. 

Para manter os custos baixos, muitos proprietários de sites também acabam utilizando temas prontos que encontram em repositórios de temas. Embora seja bom para começar, um erro comum é se conformar com o layout padrão e não personalizar o design da loja virtual. Como o WooCommerce é uma das plataformas de e-commerce mais populares em todo o mundo, você frequentemente encontrará milhares, senão um milhão, de outros sites que utilizam o mesmo tema que o seu.

Desta forma é muito difícil diferenciar sua loja online, principalmente em mercados extremamente competitivos. Um layout ruim também pode criar a impressão errada, transmitindo que seu negócio não é bem estabelecido nem profissional. 

O correto é investir em um tema exclusivo e personalizado de acordo com a sua identidade visual: layout personalizado para cada categoria, páginas de detalhes de produtos, páginas institucionais, etc. Essas são as páginas mais importantes e normalmente recebem a maior parte do tráfego, portanto, quaisquer melhorias de design aqui contribuem muito para obter melhores resultados. 

Felizmente, WooCommerce é extremamente personalizável, então você tem muito mais flexibilidade e opções criativas ao projetar suas páginas de produtos. Além disso, a Inovalize pode ajudar seu negócio desenvolvendo um tema exclusivo e personalizado. Clique aqui e tire suas dúvidas com um dos nossos especialistas 🙂

2. Usando produtos e imagens de baixa qualidade

Para um e-commerce, as imagens do seu produto são extremamente importantes. Ao atualizar seus produtos, avalie as imagens e considere a possibilidade de contratar um fotógrafo para tirar novas fotos, caso for necessário. 

Com a imagem de um produto, a autenticidade é muito importante para as vendas online e os clientes podem se sentir enganados se a imagem do produto não corresponder ao que recebem.

Se você está vendendo produtos técnicos ou qualquer tipo de produto que não há imagens, considere mudar para um layout de tabela de produtos, ao invés de grade tradicional de fotos de produtos para sua loja online, assim como a equipe da Inovalize desenvolveu o site da L3 Distribuidora, você já deu uma olhada?

Além das imagens de produtos de baixa qualidade, outro erro comum é incorporar imagens de bancos gratuitos ou de baixo custo. Neste caso, vale mais a pena investir em imagens de alta qualidade em sites como Getty Images ou Shutterstock, e contratar um profissional para personalizar ainda mais as imagens com filtros e ajustes.

Veja também: Como ter um site de alta qualidade?

3. Um longo processo de checkout

O abandono do carrinho de compras é uma preocupação para todos os e-commerces. Em março de 2020 estimou-se que 88% dos pedidos de compras online foram abandonados pelos clientes.

Tente evitar o envio de visitantes para fora do site para processar o pagamento. É melhor permitir que os visitantes permaneçam em seu site durante todo o processo de checkout. Os gateways de pagamento WooCommerce mais comuns, como Juno, PagSeguro e MercadoPago, oferecem essa opção. Ofereça também várias opções de pagamento pois é uma outra maneira de reduzir o abandono do carrinho de compras.

Existem vários fatores que podem levar um visitante a abandonar o processo de checkout. Uma prática recomendada é permitir que os visitantes façam checkout como convidados. No WooCommerce, você pode oferecer as duas opções. Como o processo de configuração de uma conta exige muito mais etapas, o checkout do convidado permite que os visitantes realizem o processo rapidamente.

Você também pode facilitar as etapas de checkout, como configurar o preenchimento automático para campos de endereço. Isso pode reduzir muito o tempo para preencher os campos.

Veja também: Como recuperar carrinhos abandonados

4. Navegação confusa e categorias de produtos

Criar uma experiência positiva para o usuário aumentará a probabilidade dele permanecer no seu site e fechar uma compra. O pior erro é criar uma navegação confusa e desorganizada.

Evite sobrecarregar a navegação com várias páginas e menus suspensos. Se um visitante não conseguir encontrar rapidamente o que procura, é mais provável que ele saia do site. Se você precisa ter várias páginas na navegação, considere a utilização de um “mega menu”, que cria um belo layout de várias colunas.

Para uma loja virtual, a organização do seu produto também precisa ser intuitiva e corresponder à maneira como os visitantes irão procurar o produto desejável. Se você está vendendo vários produtos com muitos atributos, também pode adicionar opções de filtragem na página de categoria de produto, para que os visitantes possam filtrar para uma faixa de preço específica, nome de marca etc. 

Por último, a maioria dos e-commerce têm diferentes tipos de visitantes e você deve considerar suas diferentes necessidades ao trabalhar na navegação e organização. Se você estiver oferecendo preços de atacado ou opções de compra em massa no site, considere esses clientes e os caminhos mais importantes para eles no site.

5. Não informa os benefícios do produto na página inicial

A maioria dos visitantes entrará em seu site na página inicial, e o layout e as mensagens da página inicial determinarão se eles retornarão ou permanecerão. Para um site de e-commerce, a página inicial deve comunicar claramente os benefícios dos produtos para seus clientes.

Uma maneira de destacar os benefícios dos produtos é criar uma proposta de valor forte na imagem principal. Uma proposta de valor afirma resumidamente quem você é, quais produtos você está oferecendo e o que diferencia sua empresa dos concorrentes. Colocar essa proposta de valor na página inicial e integrar a mensagem ao design o ajudará a transmiti-la rapidamente ao seu público. 

Estabelecer confiança também é uma etapa fundamental na conversão de um visitante e existem diferentes maneiras de transmitir isso visualmente no design do seu site. Para um e-commerce, a segurança é essencial, principalmente porque os visitantes estão enviando suas informações de pagamento. Ter um certificado SSL e medidas de segurança pode ajudá-los a se sentirem seguros. 

Outras maneiras de estabelecer confiança são exibir análises de produtos, prêmios para o seu negócio, número de anos no negócio e quaisquer afiliações. Todos esses itens podem construir credibilidade na página inicial e ajudar o visitante a se sentir confortável e seguro.

Veja também: Como escrever a descrição do seu produto para aumentar as vendas

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