Uma landing page para e-commerce têm um propósito singular: fazer com que os visitantes façam uma compra. Você precisa ter essa finalidade em mente em todas as etapas, desde a criação de uma persona até a meta de monitorar o desempenho de suas páginas.
Isso pode ser difícil por vários motivos. Por exemplo, uma landing page pode não conter todas as informações que um cliente precisa para fazer uma compra.
No entanto, se você aderir às práticas recomendadas no que diz respeito ao design e à otimização da taxa de conversão (CRO), poderá maximizar suas vendas. Segue abaixo algumas dicas:
1. Tenha o foco destinado a uma persona compradora
Se você quer que seu comprador ideal converta, vale a pena saber o que o faz comprar. O uso de personas (cliente ideal) torna os websites de 2 a 5 vezes mais eficientes e fáceis de usar por usuários segmentados.
O foco exclusivo da sua landing page deve ser atrair o comprador ideal com uma oferta que agrade especificamente a ele. Ou forneça uma solução para o problema dele na forma de produto, seja físico ou digital.
2. Forneça apenas uma oferta por landing page
Landing pages com várias ofertas não são tão eficazes quanto aquelas com apenas uma oferta principal. Por exemplo, você já viu uma longa lista de pratos fantásticos no cardápio em um restaurante? É difícil escolher apenas um.
Da mesma forma, se você apresentar muitas ofertas aos seus futuros clientes, a indecisão deles pode significar que talvez não vão escolher nenhuma de suas ofertas. Isso torna mais difícil para eles chegarem à uma decisão de compra.
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3. Concentre-se em conversões
A página inicial do seu e-commerce e páginas de produtos devem ser otimizadas para SEO, porém sua landing lage não precisa ser necessariamente otimizada para SEO, mas sim, para conversões.
CRO (otimização de conversão) está se tornando cada vez mais importante no mundo do e-commerce. Mais de 60% das empresas de e-commerce têm um profissional específico ou uma equipe dedicada apenas ao CRO.
Você deve criar sua landing page com o CRO em mente, pois seu objetivo é fazer vendas, e não apenas ter um bom desempenho nos motores de busca.
4. Otimize seu design
Há todo um conjunto de práticas recomendadas para o design de uma landing page.
Em primeiro lugar, você deve eliminar qualquer confusão e organizar, como por exemplo, a barra de navegação. A falta de organização no seu design dá aos visitantes uma desculpa para sair da sua página.
Uma das dicas mais importantes do design é mostrar elementos vitais no topo da página (antes de rolar a página), como o título e um botão Call to Action (CTA), pois se os visitantes costumam ficar no site por 8 segundos, é importante que eles vejam sua proposta de valor imediatamente.
Portanto, qualquer informação adicional, como prova social, pode ficar abaixo do ‘fold’, ou seja, depois de rolar o scroll da página.
Veja também: Atraia leads para seu site: 6 elementos de um design efetivo
5. Acompanhe as estatísticas
Acompanhe as estatísticas certas para ver o desempenho da sua landing page. Acompanhar o desempenho de sua equipe também deve ser considerado para melhorar o desempenho geral.
As estatísticas mais importantes de uma landing page de e-commerce são:
- Visualizações orgânicas
- Visualizações por fonte
- Taxa de rejeição
- Duração da sessão
- Adição no carrinho
- Taxa de Abandono do Carrinho
- Conversões
Utilize ferramentas para que você possa analisar melhor, como por exemplo o Google Analytics, assim, você consegue monitorar suas estatísticas com mais precisão. Com estas informações você consegue ajustar elementos e estratégia de venda de sua landing page e do marketing.
Veja também: Vantagens de utilizar o Google Analytics em seu site
O aspecto mais importante que você deve aproveitar é melhorar continuamente sua página ao longo do tempo para torná-la cada vez mais eficaz.