A criação de um portfólio pode ser complicada. Por um lado, é muito necessário mostrar a todos o excelente trabalho que você está fazendo. Ao mesmo tempo, nem todo mundo vai conseguir ver todos os seus trabalhos.
Então, qual impacto deve ter o seu portfólio? Pode realmente depender muito dos tipos de projetos que você está procurando. Com isso em mente, explicaremos como fazer para segmentar seu portfólio para conquistar potenciais clientes.
1. Portfólio detalhado ou não?
Se você conferir outros portfólios encontrará uma grande variedade de estilos e níveis de detalhes. Alguns oferecem estudos de caso aprofundados sobre o conceito do produto, outros são escassos e deixam o trabalho falar por si.
Uma abordagem é melhor que a outra? É aí que o seu público-alvo entra em cena.
Se você deseja conseguir projetos grandes nos quais deseja demonstrar tudo o que pode oferecer, um portfólio mais detalhado pode ser melhor. Isso pode ser ainda mais importante se você fizer muitos projetos com desenvolvimento personalizado. Potenciais clientes procurarão ver como você faz as coisas e deseja ter uma visão mais completa do que está envolvido.
Como alternativa, muitos acham que uma listagem simples (texto ou galeria) de projetos é suficiente. Se seu objetivo é mostrar suas excelentes habilidades, um visual forte pode ser tudo o que você precisa para chamar a atenção das pessoas.
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2. Projetos para incluir (e deixar de fora)
Seja qual for a abordagem escolhida, todos os portfólios exigem uma seleção de projetos. Muitas vezes pensamos que só porque concluímos um projeto, ele pertence ao nosso portfólio. Mas pode ser que isso não seja a maneira mais eficaz de fazer isso.
Por exemplo, se você já faz parte da sua área há alguns anos, provavelmente terá alguns projetos que não foram trabalhados por tanto tempo. Você precisa se perguntar: isso é realmente relevante para o que estou fazendo agora?
É preciso entender que alguns desses projetos mais antigos utilizam tecnologias e/ou elementos ultrapassados e, que podem também, enviar a ideia errada sobre o que você faz. Se você mudou suas ferramentas, forma de trabalhar, conceitos, etc provavelmente não vale a pena postar projetos que não condizem mais com o seu trabalho de hoje.
Tenha em mente que os portfólios não são apenas sobre o passado. Clientes em potencial os visualizam para ter uma ideia do que você pode fazer por eles no futuro também. Sabendo disso, vale a pena considerar quais dos seus projetos ajudarão você a conquistar novos clientes no futuro.
3. Áreas que você presta serviços
Muitas vezes, as pessoas vão querer ver que você trabalhou em projetos que estão em seu setor. Se sua empresa tende a trabalhar com vários clientes de diferentes nichos, convém refletir isso em seu portfólio. Para quem tem uma lista grande de projetos, a capacidade de filtrar por categoria também é um toque agradável.
Da mesma forma, você pode se especializar em um nicho que cobre apenas um setor específico ou dois. Mais uma vez, mostre seus melhores exemplos e deixe de fora qualquer coisa que não se aplique.
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4. Compatibilidade com dispositivos móveis
Uma abordagem importante (e talvez uma das mais importante) é garantir que seu portfólio esteja adaptado para ser visualizado em todos os dispositivos, ou seja, seu site precisa ser responsivo.
Ter um site responsivo não é apenas outra opção: é um requisito, pois garante que qualquer potencial cliente em qualquer dispositivo terá a melhor experiência possível em seu portfólio. Além disso, site não otimizados e não responsivos podem sofrer um declínio nos nos mecanismos de pesquisa.
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Atualização constante
Acima de tudo, seu portfólio deve ser usado como uma reflexão atualizada de quem você é e o que você faz. Isso significa mantê-lo atualizado e relevante para o seu negócio.
Embora o design e estrutura sejam importantes, o conteúdo é uma consideração ainda maior. Se você atualmente tem um portfólio ou não, reserve um tempo para considerar estas dicas para ajudá-lo a conseguir os tipos de clientes que deseja.