Autoridade de Domínio (DA) é uma métrica de classificação que prevê quão bem um site será classificado. Ele varia em uma escala de 1 a 100, sendo que quanto mais próximo você estiver de 100, melhores serão suas chances de classificação nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, como o Google.
Para ver como seu site está classificado atualmente, visite o Verificado de autoridade gratuito para testar seu DA. Basta digitar o URL do seu site na barra de pesquisa e clicar em “Analisar”. Se seu DA for menos que 30 a 50, não se preocupe, pois abaixo apresentamos 8 dicas para fazer sua pontuação melhorar.
1. Idade do domínio
Você conhece aquele velho ditado, certo? A sabedoria vem com a idade. Portanto, o mesmo se aplica ao seu nome de domínio. Se o seu domínio não tiver uma boa idade, ele terá uma classificação inferior e os usuários online podem não ver o seu site como legítimo.
Mas com um nome de domínio mais antigo, os usuários não apenas verão seu site como mais legítimo, mas também terá uma pontuação DA muito maior do que nomes de domínio mais jovens. Em outras palavras, toda vez que você muda de domínio, pode estar fazendo mais mal do que bem, já que estará derrubando a credibilidade que construiu ao longo dos anos, começando do zero.
Portanto, escolha um nome de domínio fácil de lembrar que não seja relevante apenas para o seu nicho, mas também seja algo que você deseja manter por muito tempo.
Veja também: Como escolher um nome de domínio para seu site
2. Otimização da página
É importante a otimização de todos os itens a seguir:
- Código;
- Conteúdo;
- Estrutura do site;
- Tags;
- Outros elementos na página, como H1, tags de título, tag alt da imagem, arquitetura do site, etc.
Melhorar seu DA com otimização pode tornar seu site mais amigável aos mecanismos de pesquisa.
Veja também: 5 dicas de SEO para ajudar sua empresa a obter sucesso no Google
3. Crie um ótimo conteúdo
Mais atração para o seu site também pode vir da criação de conteúdo de alta qualidade que agrada ao seu público-alvo. Caso contrário, o conteúdo de baixa qualidade apenas assustará as pessoas.
Portanto, ao fornecer o melhor conteúdo possível, isso definitivamente o ajudará a melhorar sua pontuação do DA (e até mesmo lhe dará muitos benefícios adicionais de SEO).
Veja também: Como criar conteúdo que o Google adora?
4. Melhoria dos links internos
Por que se preocupar em ganhar links externos quando seus links internos precisam de mais atenção? Pois focar muito em links externos pode fazer você perder de vista os links internos.
Então, por que links internos? Esses links ajudam a direcionar os visitantes para o que estão tentando procurar em seu site. Dessa forma, os visitantes obtêm a melhor experiência como usuário, enquanto você colhe as recompensas de ter uma pontuação maior do DA.
5. Conheça o seu nicho
Ao administrar um site é importante que você seja o especialista no que tem a oferecer – e seu DA não é exceção. Tornar-se uma figura autoritária em seu nicho permite que você ganhe a confiança dos leitores, ao mesmo tempo que fornece “conselhos” especializados para a comunidade.
Se você tem um conteúdo incrível (ou seja, blogs de convidados em fóruns relacionados ao setor) e maneiras inteligentes de envolver seu público-alvo, as pessoas o verão como uma autoridade em seu nicho. Isso não apenas aprimora sua marca, mas também aumenta sua pontuação DA.
6. Site responsivo
Já faz um tempinho que as pessoas estão em seus telefones, tablets, etc. Qualquer dispositivo que possam usar em mão, eles usarão. Portanto, se o seu site ainda não é compatível com dispositivos móveis, é hora de consertar o quanto antes!
Se o seu site ainda não foi otimizado para uso móvel, não só afetará suas classificações de pesquisa (já que o Google favorece os sites compatíveis com dispositivos móveis), mas também perderá usuários que visitam seu site.
Então, vá para o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google e execute um teste para seu domínio. Em seguida, o Google fornecerá um relatório detalhado de como seu site é compatível com dispositivos móveis e o que você pode fazer para melhorá-lo.
7. Melhore a velocidade da página
Todos nós sabemos que ninguém gosta de esperar que uma página da web carregue, eles querem resultados rápidos. Portanto, se o seu site não carregar rápido o suficiente, os usuários ficarão frustrados e provavelmente irão para outro site.
Em primeiro lugar, descubra a causa do seu site estar mais lento do que deveria. Você pode fazer isso executando seu site por meio do PageSpeed Insights do Google; ele vai analisar a velocidade do seu site. Em seguida, ele identificará algumas maneiras eficazes de tornar seu site mais rápido e, consequentemente, melhorar sua pontuação do DA. Você pode também verificar nosso post para saber como aumentar a velocidade do seu site!
Veja também: Como melhorar o desempenho do seu site
8. Utilize as redes sociais
É importante também aumentar sua presença nas redes sociais, quando se trata de ganhar mais autoridade com seu domínio. Embora mecanismos de pesquisa como o Google não insistam que os sites utilizem redes sociais como uma prioridade para aumentar suas classificações, os administradores de sites ainda devem tirar proveito das mídias sociais para fazer o seguinte:
- Promova seus sites;
- Promova seus produtos e serviços;
- Conte às pessoas sobre quaisquer eventos e concursos;
- Torne-se referência em seu nicho de mercado.
Como resultado, os sites têm mais probabilidade de obter curtidas e compartilhamentos por meio das redes sociais, em vez de seguir carreira solo nos mecanismos de pesquisa.