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Tag Hreflang: O que é e como utilizar em sites

Tag Hreflang: O que é e como utilizar em sites

A tag Hreflang (também conhecido como rel = “alternate” hreflang = “x”) informa ao Google qual idioma você está usando em uma página específica, para que o mecanismo de pesquisa possa veicular esse resultado para os usuários que pesquisarem nesse idioma.

O hreflang permite que você mostre aos mecanismos de pesquisa qual é a relação entre páginas da web em idiomas alternativos. É útil quando você cria conteúdo específico para um público local. A tag adiciona um sinal aos mecanismos de pesquisa que um usuário que está consultando no idioma “x” desejará esse resultado em vez de uma página com conteúdo semelhante no idioma “y”.

1. Onde a tag Hreflang vai?

O hreflang pode ser colocado na marcação na página, no cabeçalho HTTP ou no sitemap. Use apenas um desses locais.

2. O que o Hreflang parece?

A tag hreflang deve incluir uma referência a si mesmo, bem como a todas as páginas que servem como alternativas para ele. Se o seu site em espanhol vender apenas presunto ibérico para clientes na Espanha, na França e em Portugal, os atributos hreflang da sua página inicial podem ter esta aparência:

<link rel = "alternate" href = "exemplo.com" hreflang = "es-es" />
<link rel = "alternate" href = "example.com/fr/" hreflang = "fr-fr" />
<link rel = "alternate" href = "exemplo.com/pt/" hreflang = "pt-pt" />

As mesmas anotações devem aparecer em suas páginas em francês e português.

Ainda é possível que clientes mexicanos, franceses canadenses e brasileiros vejam seu site (lembre-se, hreflang é um sinal e não uma direção), mas se você localizar outros aspectos do seu conteúdo e site (comece indicando a moeda que você usa, um endereço local e número de telefone), é menos provável que você tenha que lidar com as restrições de importação ou exportação, por exemplo.

3. Códigos de idioma e região ISO

O Google suporta o formato ISO 639-1 para códigos de idioma, e você pode ser mais específico usando o formato ISO 3166-1 Alpha 2 para indicar qual região está segmentando. Nem todos os códigos são intuitivos (por exemplo, o código para o Reino Unido é “gb” e não “uk”), portanto verifique novamente antes de colar o código errado em todo o site.

4. Efeito de Hreflang nos Rankings

As tags Hreflang podem não ajudar você a aumentar o tráfego. Em vez disso, o objetivo de usá-lo é fornecer o conteúdo certo para os usuários certos. Eles ajudam os mecanismos de pesquisa a trocar a versão correta da página para a SERP com base na localização e nas preferências de idioma de um usuário.

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