O WooCommerce, plugin gratuito para criação de lojas virtuais, ajuda você com o gerenciamento de produtos fornecendo vários tipos. Uma boa maneira de gerenciar-los em sua loja é classificá-los em diferentes tipos de produto.
Vamos analisar cada um destes tipos disponíveis no WooCommerce para compreendê-los melhor.
1. Produto Simples
Um produto simples é o tipo de produto mais comum e facilmente compreensível no WooCommerce. É um produto físico, único e autônomo que você pode enviar ao cliente. Para começar, você pode criar um produto simples, atribuindo um preço e referência e começar a vendê-lo, podemos citar como exemplo, os livros.
2. Grupo de Produto
Um grupo de produto é um conjunto de produtos simples agrupados para formar uma única entidade. O produto agrupado não terá um preço ou um identificador exclusivo.
Assim que você criar um grupo de produto, você poderá adicionar pelo menos um produto filho à ele. Seus clientes também podem comprar qualquer produto filho do produto agrupado individualmente, para citar como um exemplo, pegamos como produto um conjunto de seis copos.
3. Produto Virtual
Um produto virtual é simplesmente definido como um produto que não é uma entidade física, ou seja, não há necessidade de enviar um produto desse tipo.
Portanto, definir e configurar um produto virtual é um processo simples e direto, pois você não precisa se preocupar com detalhes como dimensões e peso do produto, que geralmente fazem parte de qualquer outra configuração. Um exemplo: Você lista um serviço (prestado pessoalmente) como um produto em sua loja.
4. Produto baixável
Semelhante aos produtos virtuais, os produtos para download também não precisam de envio. Eles estão disponíveis como um arquivo para download com um caminho ou URL especificado. Na maioria dos casos, haverá um limite no número de downloads desses produtos.
De uma maneira irônica, o WooCommerce permite configurar opções de envio para produtos de download. Na verdade, isso inclui o cenário no qual você deseja enviar uma versão empacotada (como um CD) do produto para o cliente. Se o seu produto só puder ser baixado e não tiver uma versão física, você poderá marcá-lo como um produto virtual.
5. Produto externo
Há casos em que você lista um produto em sua loja mas você não é o vendedor real do produto. Seus clientes que desejam comprar esses produtos serão redirecionados para a URL especificada nas configurações do mesmo. Não há necessidade de você adicionar dados específicos do produto em sua loja.
6. Produto variável
Esse tipo de produto permite adicionar variações ao mesmo produto para criar um produto complexo e variável. Cada variação do produto tem seu próprio preço, REF, estoque disponível, etc., por exemplo: Uma camisa ou camiseta com diferentes tamanhos e cores diferentes.