Sabemos que há diferentes tipos de websites e que você deve escolher o que combina mais com o seu negócio e sua necessidade. Portanto, os sites podem ser categorizados em termos das funções que eles podem executar.
Pode ser tentador pensar que os sites com design visual mais elegante são os mais complexos em termos de funcionalidade, mas o oposto também pode ser verdadeiro. Por exemplo, a Amazon não é o site mais bonito do mundo, mas foi desenvolvido para executar uma enorme variedade de funções.
Em termos de funcionalidade, explicamos abaixo seis tipos principais de sites:
1. Institucional
Um site institucional é o tipo mais simples em termos de funcionalidade. Os websites institucionais geralmente têm apenas algumas páginas e são utilizados por pequenas empresas que precisam de uma presença online. Por exemplo, um escritório de advocacia precisaria apenas de um site com uma página inicial exibindo informações de contato, uma página “sobre nós”, divulgação de serviços e talvez algumas fotos de seu trabalho. Ou seja, é como um cartão de visita online para clientes em potencial e pode incluir um blog ou não.
2. E-Commerce
Um e-commerce é um site através do qual os usuários podem pagar por um produto ou serviço online, ou seja, uma loja virtual. Geralmente, isso envolve uma empresa vendendo para vários compradores (uma loja virtual de joias e acessórios, por exemplo), mas também pode assumir a forma de um site de vários fornecedores (conhecido como Marketplace), o qual permite que vários fornecedores vendam aos clientes através do mesmo site. Alguns exemplos mais conhecidos de marketplace são: MercadoLivre e Elo7.
Veja também: Como escrever a descrição do seu produto para aumentar as vendas
3. Portal
Um site do tipo portal reúne informações de várias fontes diferentes na web. Um portal pode fornecer notícias, fóruns, mecanismo de pesquisa e outros serviços. Os portais também podem ser para uso interno em uma escola, universidade ou empresa, permitindo que estudantes ou funcionários acessem seus e-mails, alertas e arquivos em um só lugar.
4. Wiki
Um site wiki é aquele que permite que as pessoas colaborem online e escrevam conteúdo juntos, podendo editar o que cada um escreveu. O exemplo mais popular é a própria Wikipedia, que permite a qualquer pessoa alterar, adicionar e avaliar o conteúdo de seus artigos.
5. Blog
Um blog é um diário online ou site informativo que exibe informações na ordem cronológica inversa, com as últimas postagens aparecendo primeiro. É uma plataforma em que um escritor ou mesmo um grupo de escritores compartilham suas opiniões sobre um determinado assunto.
Um blog também pode ser uma área de um site para aumentar sua visibilidade ou informar seus clientes. Por exemplo: pode ser parte de uma loja virtual de joias e acessórios, onde são publicadas postagens de como cuidar dos acessórios, as últimas tendências, dicas de presentes, etc.
6. Landing Page
Uma landing page é focada na oferta e é criada para os propósitos de uma campanha de marketing ou publicidade para geração e captura de leads. É uma página criada deliberadamente para ajudar a converter visitantes do seu site em leads, pois fornece meios para captura de um endereço de email, por exemplo.
Veja também: Dicas para criar uma landing page eficaz para seu e-commerce
É importante lembrar que qualquer um dos tipos de site com um design responsivo vai um passo além do mercado. Um site com design responsivo é completamente otimizado para celulares e tablets e qualquer outra plataforma, a ponto de realmente parecer diferente em cada dispositivo.
É muito importante que seu site seja responsivo, pois grande parte do seu público-alvo pode usar outros dispositivos que não seja um computador, pois assim oferece a melhor experiência para esses usuários que podem se tornar os seus clientes.