Embora possa parecer mais conveniente criar um site sozinho, é o mesmo que projetar seu próprio logotipo, há uma chance maior de cometer erros que podem prejudicar a sua marca.
Imagine o tempo e o dinheiro que você gasta construindo um site, especialmente se você precisa aprender a fazer algo mais técnico. Existem tantas partes móveis quando se trata de um site – não se trata apenas de escolher belas imagens ou escrever o conteúdo.
Quando se trata de algo tão valioso e importante para o seu negócio como um site, e assim como sua marca e identidade visual, você não pode cometer muitos erros graves.
Neste post, mostramos como evitar alguns erros cruciais de design de sites.
Quão importante é o design web?
De acordo com algumas estatísticas, segundo o Adobe, dois terços das pessoas preferem ler algo bem projetado, como também, 39% das pessoas vão parar de interagir com um site se as imagens carregarem muito devagar.
Um fato claro é que o design do seu site determina se as pessoas vão continuar acessando o mesmo, se envolver ou investir em qualquer uma de suas ofertas.
Confira abaixo alguns problemas que seu site pode estar apresentando e como solucioná-los:
1. Nenhum contato visível
Não listar as informações de contato é um dos erros mais comuns em sites. Se o usuário quiser reservar uma mesa em um restaurante em uma cidade estranha, ou usar o celular para fazer uma reserva em qualquer lugar, a última coisa que ele vai querer fazer é navegar seu site inteiro para tentar encontrar apenas seu número de telefone.
Faz sentido ter seus dados de contato, ou, pelo menos, um link visível para sua página de contato. Afinal, seu site é uma ferramenta de vendas e deve ser tratado como tal.
Questione se seus detalhes de contato como telefone, WhatsApp, endereço e redes sociais estão visíveis sem a necessidade de rolar para localizá-los? Se não, é fácil acessar a página “Contato”?
Se o seu negócio depende da troca de transações ou do contato pessoal, certifique-se de adicionar seus dados de contato. Considere colocá-los em seu cabeçalho ou rodapé.
2. Ter uma página “clique aqui para entrar”
Quando as pessoas acessam seu site, elas não querem ver “Clique aqui para entrar em nosso site”. Eles já clicaram de algum outro lugar, portanto, não os force a fazer isso novamente.
Antigamente, as pessoas usavam as páginas “Clique para entrar” para permitir que o Flash e outros ativos carregassem antes de acessar o site principal, e isso servia para evitar que os usuários experimentassem um site corrompido.
Mas, com a velocidade da Internet moderna e o progresso da tecnologia, os pré-carregadores agora são uma prática redundante. Com as tecnologias de hoje, a animação agora é muito mais rápida e fácil, além disso, com a velocidade de Internet mais rápida em todo o mundo, as imagens carregam mais rápido do que nunca.
Portanto, se houver um pré-carregador ou “página de boas-vindas” em seu site, livre-se dele.
3. Carregamento lento
Um dos principais fatores que deixam a velocidade mais lenta dos sites são:
- Imagens que não são otimizadas para a web
- Formatos de arquivo animados que podem ser facilmente criados em HTML / CSS
- Muitas texturas de fundo e imagens de fundo
- Muitos arquivos Javascript, jQuery ou outros arquivos sofisticados de biblioteca de front-end
Ninguém quer visitar uma página com texto amarelo em um fundo roxo. Ou texto em azul escuro em fundo vermelho escuro. Na verdade, a maioria dos leitores adora o texto convencional em preto sobre fundo branco ou cinza, com texto branco ocasional sobre fundo escuro, exatamente como o que você vê na página inicial da Netflix.
Mesmo no site da Netflix, você notará que outras páginas não têm os mesmos elementos. Por ser um serviço de streaming de vídeo, ele também deve tentar replicar o ambiente do teatro, que é um lugar escuro com uma tela clara.
Sites com carregamento lento diminuem a conversão, pois fazem as pessoas saírem imediatamente se o seu site não der o que desejam instantaneamente.
Veja também: Reduza o tempo de carregamento do seu site
4. Páginas desordenadas
Outra coisa que faz com que as pessoas cliquem para sair do seu site é ter muitas informações amontoadas em uma página. Os usuários não gostam de ficar sobrecarregados e ter uma ordem e hierarquia de leitura lógica ajudará a orientá-los.
Se você olhar para sites como Amazon e eBay, seus sites possuem muita informação, mas não são opressores.
A Amazon é bem distribuída e fácil de ler. Há muito espaço entre os itens e tudo vem com um título de fácil digestão, ou há uma quebra de linha para uma boa medida. O uso sutil de espaço e gráficos, como divisórias, pode melhorar a experiência de visualização do usuário.
Outra coisa a considerar é a seleção e o tamanho da fonte. Escolha fontes que sejam fáceis de ler e use uma fonte contrastante para títulos e texto. Algumas pessoas acham mais fácil ler fontes sem serifa ou fontes sem uma leve projeção no final da letra, enquanto outras preferem ler fontes com serifa.
Quando se trata de fazer escolhas tipográficas difíceis em seu site, a resposta mais simples é testá-lo e ajustar a fonte de acordo com os resultados.
Verifique e configure um teste A / B no Google Optimize. Comece testando seus layouts, opções de fonte e muito mais. Lembre-se de otimizar com foco em conversões do usuário, em vez de preferência pessoal.
5. Formulários complicados
Esse erro de design ocorre com frequência e pode ser facilmente evitado. Isso acontece quando um usuário é solicitado a preencher um enorme formulário em uma página “Cadastre-se agora” ou “Fale conosco”. Os visitantes dão uma olhada nos vários campos que exigem informações e rapidamente saem da página.
Um estudo na Unbounce afirma que se você deseja aumentar as conversões de formulário, deve considerar a redução do número de campos.
O estudo também afirmou que algumas empresas observaram um aumento de até 120% nas conversões quando reduziram seus campos de formulário de 11 para 4.
Outra dica de formulário é o uso de “campos fantasmas” (campos de formulário pré-preenchidos com informações de exemplo) pode ajudar a impulsionar suas conversões.
Em vista disso, verifique sua página de “Contato” e se você tiver um número excessivo de campos de formulário (mais de 5), corte quantos puder. Enquanto estiver lá, adicione texto fantasma aos campos do formulário para ajudar seu usuário.
Veja também: Como ter um site de alta qualidade?
6. Não entender SEO
Você poderia ter todos os melhores designers trabalhando em seu site, ter alguns produtos realmente legais para compartilhar, até mesmo um carrinho de compras que evoca compradores para continuar comprando, mas se o usuário não conseguir encontrar você, você não terá sucesso.
Saber o que seus usuários desejam e entregar o torna ótimo, mas se ninguém souber como encontrá-lo, você será uma loja fantástica em uma ilha, sozinho.
Aprender o básico de SEO pode realmente ajudar você a atrair mais tráfego e entender mais sobre seu próprio site e negócio.
Veja também: SEO: Dicas de sucesso para sua empresa se destacar
7. Não testando o seu site
Não testar seu site é um grande erro, muitas vezes cometido por pessoas que estão ansiosas para colocar suas páginas em funcionamento.
É necessário um teste para descobrir se uma nova página funciona e se corresponde ao estilo do resto do seu site. Talvez você queira testar como os usuários estão se envolvendo com o seu site testando as opções de feedback do usuário. Ou talvez você pode provar que a versão A da página converte mais do que a versão B.
Se algo não está convertendo, então algo não está funcionando. É por isso que é tão importante sempre testar seu site, é uma etapa importante e não deve ser apressado.
Para isso, você pode prestar atenção às coisas que você acha que são “inteligentes” e “quebram o molde”. Em seguida, peça a um amigo da família ou a alguém que não conheça muito sobre sua empresa para usar seu site e retransmitir o feedback de volta para você e veja se esses recursos “sofisticados” são realmente úteis.
As dicas acima fornecem uma visão geral do que pode ser evitado. Um site é uma importante ferramenta de negócios no mercado de hoje e se você não estiver aproveitando esse ativo da maneira correta, poderá afetar diretamente em suas vendas e na conquista de novos clientes.
Está precisando criar um site para seu negócio ou fazer algumas melhorias? Entre em contato com a equipe da Inovalize, nós podemos te ajudar!