Os sistemas operacionais baseados em Linux são muito populares entre programadores, desenvolvedores e administradores de servidores. Mas ainda assim, há muitos novos programadores inconscientes do poder do Linux e sua flexibilidade, por isso, abaixo estão 5 razões para você que é desenvolvedor ou programador utilizar o sistema Linux:
1. Fonte Aberta
Linux é um sistema operacional de código aberto, ou seja, é aberto ao público, onde um programador pode visualizar e contribuir para o código-fonte que foi usado para criá-lo. Eles podem criar sua própria versão do sistema operacional que pode ajudá-los em áreas especializadas ou estratégicas. Outros países também estão desenvolvendo seus próprios sistemas operacionais baseados no código fonte.
2. Não tem restrições
Linux não tem restrições. Por isso, você não precisa esperar incessantemente por uma atualização de recurso ou um patch de segurança. Um sistema Linux é muito estável e menos propenso a malware e vírus.
3. Estrutura configurável
O Linux é estruturado como camadas (Kernel, hardware, IO e UI), que são extremamente configuráveis. Você pode mudar alguma coisa se não gostar do jeito que está funcionando. O Linux não exige uma interface gráfica do usuário para interagir, ou seja, pode-se utilizar apenas a linha de comando.
O sistema pode ser altamente ajustado para aproveitar as possibilidades máximas do hardware. Como código-fonte aberto, os usuários (avançados) têm o direito de visualizar e modificar o código-fonte e até mesmo criar o seu próprio.
4. Atualizações fáceis
A atualizações no Linux são muito fáceis. Como toda distribuição Linux tem seu próprio repositório central de software, você consegue ter a certeza de que é seguro. As atualizações regulares são disponíveis e o sistema pode ser atualizado sem reinicializá-lo, além disso, os usuários podem até automatizar o processo de atualização. Ao contrário do Windows, a atualização consome menos armazenamento e dados da Internet.
5. Personalização
O Linux inclui diferentes tipos de opções para software. Isso significa que os aplicativos como processadores de texto e navegadores Web podem ser alterados de acordo com sua escolha. Os usuários do Linux também podem escolher as exibições do sistema, gráficos e outros componentes da interface para ficar melhor ao usuário. A ideia é que com o Linux, os programadores e desenvolvedores podem usar vários programas pequenos, mas que sejam ótimos para que possam “escrever” programas.