Atualmente, todos os clientes online sabem que podem compartilhar suas avaliações sobre produtos ou serviços, seja positivo ou negativo, em diferentes plataformas de mídia social. Uma avaliação negativa de qualquer cliente insatisfeito, por exemplo, pode até arruinar a imagem da sua marca. Por isso, é muito importante que você forneça o melhor serviço ao cliente no e-commerce e o atendimento deve estar entre a principal estratégia de negócios.
Abaixo, citamos 4 práticas que você pode (e deve) considerar no atendimento aos seus clientes:
1. Desenvolva uma estratégia multicanal
A estratégia multicanal combina diferentes canais promocionais e de distribuição, permitindo você alcançar, conectar e construir um “rapport” (criar uma relação) com seus clientes. Uma estratégia multicanal eficaz é muitas vezes otimizada e gera resultados.
Se você deseja oferecer atendimento ao cliente de primeira linha, não precisa depender de um canal, por isso é tão importante desenvolver uma estratégia multicanal, pois significa que você estará onde seus clientes estão.
O objetivo é levar o serviço para seus clientes – e não fazê-los vir ou pedir por isso. Ao estabelecer esses canais de atendimento ao cliente de e-commerce, garanta que eles saibam que você pode ajudá-los nos canais em que já estão. Além disso, você deve garantir que consegue fornecer atendimento de qualidade em todos os canais que você fornece; caso contrário, será um completo desperdício de tempo e recursos.
2. Personalize suas campanhas de e-mail
Um estudo recente mostrou que 94% das empresas concordam que a personalização é fundamental para seu sucesso, mas muitos sites de e-commerce ainda enviam esse tipo de e-mail.
Os e-mails não personalizados podem ser facilmente ignorados, pois o cliente pode presumir que você não está se referindo a ele. Mas uma mensagem personalizada que menciona o nome do seu cliente provavelmente aumentará sua taxa de abertura de e-mail, onde estes se sentirão mais felizes e seguros. Você pode fazer isso mencionando nomes dentro do corpo do e-mail ou até mesmo na linha de assunto.
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3. Otimize o atendimento de pedidos online
Com um sistema de atendimento automatizado você economizará tempo, melhorará sua produtividade e trará ótima satisfação aos clientes.
Garanta que você tenha a melhor estratégia de automação que possa lhe atender e que lhe ajude a dar um atendimento a todos os clientes de forma eficiente e oportuna. Mas como você pode fazer isso? Há diversos plugins para o WordPress que você pode estar instalando em seu site e que podem lhe ajudar muito nessas questões.
4. Use software de atendimento ao cliente
Usar um software de CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente) pode ajudá-lo a simplificar o processo. A maneira mais popular de lidar com esse tipo de problema é através da emissão de bilhetes: tudo faz parte do software de CRM.
De acordo com o SalesForce, “o CRM é uma estratégia para gerenciar todos os relacionamentos e interações da sua empresa com clientes e clientes em potencial. Ele ajuda você a ficar conectado a eles, simplificar processos e melhorar sua lucratividade. ” Um bom software de CRM facilitará a sua vida automatizando muitos processos e também pode ajudá-lo a tomar decisões para aumentar seu ROI.
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Espero que tenhamos lhe ajudado! Conte com a Inovalize para otimizar seu site para que você possa oferecer ótimo atendimento aos seus clientes!