Plugins WordPress

Google AMP: Saiba o que é e como implementar no WordPress

Google AMP: Saiba o que é e como implementar no WordPress

A web está em constante evolução e, para muitos proprietários de websites, isso significa a necessidade de acompanhar todas as mudanças com o Google. Entre as funcionalidades está o Google AMP:

1. O que é?

O Google AMP (Accelerated Mobile Pages Project) foi lançado originalmente em outubro de 2015. O projeto conta com o AMP HTML, uma nova estrutura aberta criada inteiramente a partir de tecnologias web existentes, que permitem que os sites criem páginas da web leves. Para simplificar, ele oferece uma forma de apresentar uma versão simplificada da sua página atual.

Segundo o líder do projeto AMP, David Besbris, o foco mais importante para o AMP sempre foi a velocidade, pois é uma das coisas mais frustrantes quando se trata de dispositivos móveis – confirmada por uma pesquisa recente do Google, onde mostra que 53% das pessoas deixam um site que não consegue carregar em três segundos ou menos.

Muitas empresas de grande porte adotaram o Google AMP, incluindo o WordPress, Reddit, eBay, Pinterest, Washington Post, etc. De acordo com o Google , a Slate viu um aumento de 44% de visitantes mensais.

Quando uma página é vinculada via AMP no Google, ela terá o símbolo do AMP (tipo um raio) ao lado dela, mas você deve estar em um dispositivo móvel para testar. 

Veja também: Crie Stories no WordPress com AMP e Gutenberg

2. Benefícios

  • O AMP é gratuito e de código aberto.
  • AMP pode definitivamente melhorar o tempo de carregamento do seu site WordPress. E lembre-se que a velocidade é um fator de classificação e muito importante.
  • O Google AMP força muitas práticas recomendadas de desempenho de websites, como a prevenção de grandes estruturas CSS e JS.
  • Muitas melhorias foram feitas e as opções de publicidade agora estão prontamente disponíveis no Google AMP. 
  • Otimização automática de imagem.

Veja também: Como otimizar imagens no seu site WordPress e melhorar a performance

3. Como configurar o Google AMP no WordPress?

Muito progresso foi feito nos plugins do WordPress e na plataforma como um todo. Lembre-se no entanto, que seu código deve ser validado pelo Google para mostrar a versão do seu site nas SERPs (página de resultados do mecanismo de pesquisa). Um plugin transformará sua postagem em uma versão de AMP, mas é o Google que decide mostrar a versão de AMP.

Basicamente, como funciona é: sua postagem no WordPress recebe uma URL diferente atribuída a ela. Isso tudo é tratado pelo plugin WordPress automaticamente. Normalmente, o / amp ou /? Amp é anexado à sua postagem atual, como por exemplo ” https://domain.com/blog-post/amp /“.

4. Plugins WordPress do Google AMP

Atualmente existem 2 plugins WordPress populares no repositório que podem ajudá-lo a configurar com o Google AMP. O primeiro é o  plugin oficial AMP. Você pode baixá-lo do repositório do WordPress ou pesquisá-lo em seu painel do WordPress em “Plugins > Adicionar novo” .

Se você está querendo uma maneira fácil de adicionar recursos adicionais, então você pode utilizar o plugin AMP para WP. Esta é basicamente uma versão mais avançada do plugin citado anteriormente e oferece recursos e suporte adicionais.

Em breve, publicaremos aqui no blog um tutorial de como configurar estes plugins.

Fonte

Comentários

Este artigo não possui comentários