Plugins WordPress

Crie Stories no WordPress com AMP e Gutenberg

Crie Stories no WordPress com AMP e Gutenberg

O Google trouxe suporte à stories na nova atualização do plugin AMP para WordPress. Para isso, quem deseja criar AMP Stories precisa ter a versão mais recente do plugin Gutenberg instalada, pois o editor de Stories conta com recursos não incluídos nas versões principais do WordPress.

Veja também: Gutenberg: conheça o novo editor do WordPress

1. Por que é importante?

Permitir que as AMP Stories sejam criadas por meio de um plugin auxilia profissionais de marketing de conteúdo e produtores, pois aproveitam o seu formato interativo, além de visualmente rico sem as barreiras técnicas de aprendizado de HTML, CSS e JavaScript.

O plugin AMP para WordPress não é nada novo, mas o fato de agora poderem ser criadas Stories no WordPress o torna muito mais atraente para os profissionais de marketing que já estão familiarizados com o CMS. E, se você já usa as funções de usuário do WordPress para gerenciar conteúdo de vários colaboradores, os mesmos também podem criar AMP Stories para enriquecer seu conteúdo e ganhar mais leads.

2. O que você pode fazer com o AMP Stories?

Para você que quer conhecer o que é capaz de fazer com o plugin, segue abaixo:

  • Criar páginas AMP Story arrastando e soltando blocos;
  • Você pode adicionar elementos como texto, vídeos e imagens;
  • Animar texto;
  • Definir cor de fundo e opacidade;
  • Você consegue designar a ordem das páginas da história AMP;
  • Gerenciar histórias de AMP como parte do WordPress;
  • Gutenberg é um editor de páginas criado pelo WordPress para simplificar a adição de conteúdo multimídia. É necessário para o AMP Stories pois utiliza a arquitetura de gerenciamento de mídia avançada do Gutenberg.

Veja também: Gutenberg: Um guia do editor do WordPress

3. A plataforma ideal

A equipe do projeto AMP explica como o WordPress oferece uma plataforma ideal para criar stories: segundo a equipe, “construir em cima do WordPress, e especificamente no novo editor Gutenberg disponível no WordPress 5.0, permite que o processo de criação de AMP Stories se beneficie da arquitetura de gerenciamento de rich media disponível no WordPress”.

Como no Gutenberg tudo é um bloco, a criação de layouts de postagem avançados fica mais fácil. Além de fornecer também ferramentas de criação mais aprimoradas, por exemplo, há contagem de palavras, contraste de cores, contornos de documentos, entre outros e ampliação com blocos personalizáveis.

Fonte

Comentários

Este artigo não possui comentários