Ferramentas de acessibilidade para websites

Ferramentas de acessibilidade para websites

Nos últimos dez anos, a web fez grandes avanços para tornar os websites acessíveis, mas cabe aos designers e desenvolvedores otimizar seus próprios websites.

Não sabe por onde começar? Citamos abaixo algumas ferramentas de acessibilidade para websites que ajudarão você a criar um site melhor e mais acessível.

Lighthouse

O Lighthouse é uma ferramenta avançada disponível diretamente das ferramentas de desenvolvedor do Google Chrome. 

Junto com problemas de desempenho, ele também verifica erros de acessibilidade em um site. Você pode executá-lo a partir do Chrome, da linha de comando ou como um módulo Node.

A11Y Project

Acessibilidade não é um tópico fácil de abordar. Com dezenas de padrões e muitos materiais de leitura, algumas pessoas simplesmente não se incomodam. O Accessibility Project visa tornar o tópico muito mais acessível, com artigos fáceis de ler, dicas pequenas e muitos guias úteis.

Contraste

Cores de alto contraste são muito importantes para pessoas com deficiência visual. Existem ferramentas para verificar o contraste de cores do seu site, como por exemplo, este aplicativo para MacOS marca cores instantaneamente. Não há mais adivinhação e não irá gastar minutos inserindo códigos hexadecimais.

Stark

E se houvesse uma ferramenta que permitisse projetar um site com acessibilidade desde o começo? O Stark é um plugin para Adobe XD e Sketch que faz exatamente isso. Verifique o contraste, execute simulações de daltonismo e obtenha sugestões de cores rápidas.

Confira também: Conheça 5 aplicativos para obter inspiração para seu design

Tota11y

O Tota11y é uma ferramenta extremamente útil ativada a partir de seus favoritos do navegador, notificando você sobre violações de acessibilidade em uma página. Esta ferramenta possui código aberto e vem com muitos plugins que detectam vários problemas.

Wave Web Accessibility Tool

O WAVE é um verificador que executa uma página por meio de diversos padrões, relatando erros, alertas e recursos implementados em um painel interativo.

Web Accessibility Checker

Esse verificador de acessibilidade web relata problemas em uma lista simples, segmentada por problemas conhecidos, prováveis e possíveis. Este também vem com recursos extras, como a capacidade de fazer upload ou colar um arquivo HTML. Você também pode verificar os diferentes padrões.

18F Accessibility Guide

Esta é uma fantástica coleção de recursos, guias e artigos sobre acessibilidade em websites. Se precisar de mais material de leitura, comece por esta ferramenta. Também é uma ótima fonte de ferramentas de teste para empresas.

AccessLint

Este verificador de acessibilidade automaticamente detecta e aponta violações. Ele também revisa as alterações no código para informar se você realmente resolveu o problema. Para projetos de código aberto, é totalmente gratuito, mas você precisará de uma assinatura mensal se tiver um projeto privado.

Você deve fazer o seu melhor para seguir os padrões de acessibilidade web, para que todos possam navegar no seu site sem ter que lidar com tela distorcida, dificuldade de leitura e dores de cabeça. Não faça da acessibilidade uma reflexão tardia.

Fonte

Comentários

Este artigo não possui comentários