No mundo digitalizado de hoje os clientes esperam que as marcas prevejam suas necessidades e as atendam em tempo real. Eles querem se sentir importantes, e principalmente, se sentir conectados à sua marca.
Além de marketing e excelente atendimento ao cliente, as marcas também precisam se concentrar no envolvimento do cliente.
Abaixo apresentamos algumas dicas para ajudá-lo a obter uma estratégia de engajamento do cliente para aumentar o crescimento e a fidelidade da sua marca.
1. Torne sua marca humana
Os clientes querem sentir que você entende suas necessidades e que eles podem se relacionar com sua marca.
Você pode tentar encontrar um indivíduo em sua empresa que seja bom em comunicação e que seja apaixonado por sua marca. Dê voz a essa pessoa para tornar sua marca ainda mais humana e engajar seu público.
Construa uma presença online e promova seu negócio, seja postando conteúdo diariamente em seu site, iniciando um podcast, publicando ebooks, etc. Tudo isso ajudará a colocar uma representação familiar e amigável para sua marca.
2. Dê prioridade na experiência do cliente
Estudos mostram que cerca de 80% dos consumidores nos Estados Unidos estão dispostos a pagar mais por um produto para garantir uma excelente experiência com a marca.
Essa experiência é muito importante porque dá a oportunidade de aumentar a fidelidade e a satisfação desses clientes. Portanto, se você deseja que seu negócio seja bem-sucedido, você precisa colocá-los em primeiro lugar.
3. Utilize as redes sociais
Envolver as pessoas nas redes sociais não é uma tarefa fácil. É necessário que você prenda a atenção dos visitantes postando conteúdo novo regularmente, ao mesmo tempo é preciso ser relevante e oportuno.
A melhor maneira de manter o público focado no seu conteúdo é aproveitando os tópicos de tendência. Isso permitirá que você se inclua em discussões massivas que já estão acontecendo, o que é muito mais fácil do que começar uma discussão do zero.
Além disso, você também pode compartilhar conteúdo criado por outras pessoas e marcas. Descubra no que seus clientes estão interessados e verifique seus concorrentes para ver o que é popular.
Certifique-se de que sua conta seja visualmente atraente. Isso ajudará você a se destacar e garantir que as pessoas notem. Otimize suas artes visuais e publique vídeos, imagens e texto alternadamente.
Tente postar em momentos diferentes e rastreie seu envolvimento. Assim que perceber o horário que dá mais visualizações, você pode ajustar e criar um padrão de horário para postagem.
Veja também: Como aumentar a credibilidade da sua marca com estratégia de conteúdo
4. Crie uma comunidade online
Criar uma comunidade online o ajudará a construir uma comunidade de clientes motivados, apaixonados e vocais. É uma ótima maneira de fortalecer relacionamentos onde os clientes serão mais leais à sua marca.
Geralmente quando as empresas criam uma comunidade online privada, a questão número um é: “como aumentar o engajamento?”
Comece certificando-se de usar sua comunidade online para educar seus clientes ao invés de fazer marketing para eles. Encontre maneiras de recompensar seus clientes, pois assim se sentirão valorizados.
Tente se conectar com seu público em um nível emocional, e os vídeos são uma ótima maneira de fazer isso.
5. Crie um ótimo conteúdo
Conteúdo para engajamento do cliente significa agregar valor ao focar nos gostos, desejos, emoções e comportamento de seu público-alvo. Ou seja, se você deseja aumentar o engajamento, o conteúdo que você cria precisa ser “centrado no cliente”.
Conteúdo envolvente virá naturalmente se você dedicar algum tempo para realmente conhecer seu público. Seu objetivo deve ser engajar ao longo do tempo. É tudo uma questão de consistência, escuta e compreensão.
Veja também: Como criar conteúdo que o Google adora?
6. Personalize sua comunicação
A personalização da sua comunicação pode assumir várias formas, desde e-mails de aniversário gerados automaticamente até recomendações de produtos com base no histórico de navegação.
Os profissionais de marketing que usaram a personalização em suas campanhas relataram um aumento de mais de 80% nas taxas de abertura de posts, pelo menos 75% nas taxas de cliques, bem como uma redução nos cancelamentos de até 40%.
A explicação para isso é simples: adaptando sua comunicação com seus clientes eles veem o conteúdo como relevante, e como resultado, você terá menos chance de cancelamento de inscrição de e-mail, por exemplo.
Quaisquer que sejam as estratégias de experiência que você decidir seguir, a consistência é a chave. Pense em seus clientes e em sua experiência geral, desde o primeiro contato com sua marca, bem como na mensagem que você usa.