A experiência do usuário é um dos aspectos mais importantes do design web, mas muitos especialistas ignoram que a UX (User Experience) não se aplica apenas a páginas. A experiência do usuário como um conceito abrange todos os aspectos da interação do usuário final com uma empresa.
Isso significa que você precisa descobrir as estratégias de experiência do usuário certas para tudo, desde sua página inicial até seu marketing por e-mail e até mesmo suas listagens no Google.
Portanto, neste post vamos explorar algumas maneiras de aplicar os princípios de experiência do usuário no site do seu negócio.
Por que sua listagem de mecanismo de pesquisa é importante?
Muitos dos clientes começam seu processo de compra com um mecanismo de busca. Isso significa que, quer você esteja criando um portfólio para vender seus serviços ou construindo um site para um cliente, a primeira conexão que um cliente tem com seu design não está na página inicial.
Na maioria das vezes, você está conduzindo uma experiência específica para um usuário final antes mesmo de perceber. Antes de impressionar o público com um belo design o seu site, você precisa convencê-los a clicar em seu link no Google.
Ao investir na experiência do usuário, você pensa cuidadosamente sobre a jornada que o usuário final percorre ao interagir com uma marca. Isso geralmente significa considerar coisas como a intenção do usuário, suas necessidades e seus pontos fracos.
Esses mesmos princípios se aplicam para criar uma lista de mecanismo de pesquisa impressionante.
UX em um site tem tudo a ver com dar ao seu público o que ele precisa de uma maneira informada e estratégica, e a experiência do usuário nos resultados do mecanismo de pesquisa funciona da mesma maneira.
Abaixo apresentamos como fazer a sua lista de pesquisa se destacar com a experiência do usuário:
1. Mostrar valor imediato
Oferecer uma experiência excelente em um site geralmente significa fornecer aos usuários finais as informações de que precisam o mais rápido possível. Imagine projetar uma landing page, você não gostaria que seu público navegasse indefinidamente para encontrar o que precisa. Em vez disso, você se certificaria de que o valor da página fosse óbvio.
Ao criar uma imagem para a listagem do seu mecanismo de pesquisa, você precisará pensar cuidadosamente sobre duas coisas: seu título e sua meta descrição.
Cerca de 8 em cada 10 usuários dizem que clicarão em um título se ele for atraente. Isso significa que, antes de fazer qualquer coisa para melhorar sua estratégia de SEO, você precisa ter certeza de que o título da página do seu site vai chamar a atenção do seu público.
A grande vantagem de usar um título excelente para uma página é que não importa onde você está classificado nos resultados da pesquisa. Quer você seja o número 2 ou o número 5, seus clientes clicarão se encontrarem algo que desejam.
Portanto, certifique-se de que seus títulos são:
- Informativos – mostre o valor do seu público imediatamente;
- Otimizados para celular – lembre-se de que seu público pode não ver seu título completo em algumas telas;
- Fáceis de ler – seja curto, simples e claro, fale a língua dos seus clientes.
2. Crie confiança com suas URLs
Ao projetar um site para uma nova marca, você sabe que é seu trabalho fazer os visitantes se sentirem à vontade. Mesmo no mundo digital de hoje, muitos clientes não se sentirão confortáveis em dar seu dinheiro ou detalhes para uma nova empresa.
No site que você projeta, você pode implementar símbolos de confiança, avaliações e depoimentos para aumentar a credibilidade da marca. Nos motores de busca, tudo começa com a sua URL.
Use estruturas de links permanentes compatíveis com pesquisas para fazer com que sua listagem pareça mais confiável. Isso aumentará as chances de seu cliente clicar em uma página e torná-los mais propensos a compartilhar o link com os amigos.
Depois de decidir sobre uma estrutura de links, certifique-se de que ela permaneça em todo o site. Se um link parece não corresponder aos demais URLs que seu público vê para seu site, eles podem pensar que estão na página errada. Isso aumenta sua taxa de rejeição.
3. Seja informativo com a sua meta descrição
Para oferecer uma excelente experiência do usuário em um site, você precisa garantir que seu visitante possa encontrar todas as respostas para suas perguntas o mais rápido possível. Isso inclui fornecer as informações corretas em cada página e usar a estrutura de navegação correta para apoiar a jornada do visitante.
Para dominar suas meta descrições:
- Use os 160 caracteres completos – tire o máximo proveito de sua meta descrição, fornecendo o máximo de informações úteis que puder dentro desse pequeno espaço;
- Inclua um CTA – assim como os CTAs ajudam a orientar os clientes nas páginas de um site, eles podem ajudar a obter cliques no SERPS; uma frase chamativa como “saiba mais” ou “acesse e confira” faz sentido quando você está aumentando sua imagem de pesquisa;
- Concentre-se no valor – concentre-se em fornecer a seus clientes uma visão do que há para eles se clicarem em sua listagem.
Não se esqueça de que adicionar palavras-chave à sua meta descrição também costuma ser útil. As palavras-chave aumentam suas chances de uma classificação mais alta, mas também mostram ao seu público que está procurando o resultado certo.
Veja também: SEO: Dicas de sucesso para sua empresa se destacar
4. Rich Snippets
Você provavelmente notou que as páginas de resultados do mecanismo de pesquisa mudaram bastante nos últimos anos. À medida que o Google se esforça para tornar os resultados mais relevantes e informativos, vimos o surgimento de recursos como rich snippets, que são excelentes para informar ao público onde procurar.
Em um site, você usaria elementos de design, como cores contrastantes e animação, para atrair a atenção do público para um espaço específico. Em mecanismos de pesquisa, rich snippets podem gerar os mesmos resultados. A diferença é que, em vez de dizer a um visitante o que fazer a seguir em uma página, você está dizendo a ele para clicar no seu site, não no de um concorrente.
5. Ofereça diversidade
Como designer ou desenvolvedor, você sabe que pessoas diferentes em um site geralmente são atraídas por coisas diferentes. Alguns de seus visitantes podem ver imediatamente um conjunto de marcadores e usá-los para pesquisar a resposta para suas perguntas. Outros visitantes vão querer fotos ou vídeos para orientá-los.
A opção mais fácil é tentar ocupar mais as páginas de resultados de pesquisa. O Google oferece várias maneiras diferentes para os clientes obterem as respostas que desejam. Ao pesquisar “Como usar o Google meu negócio” no Google, você verá links para blogs, bem como uma lista de vídeos do YouTube e a seção “As pessoas também perguntam”.
Certifique-se de que seu site tem diferentes partes de classificação de conteúdo para as mesmas palavras-chave e que pode melhorar significativamente a experiência de qualquer cliente nos motores de busca. Frequentemente, o processo de divulgação de sua imagem nas SERPs é tão simples quanto criar alguns tipos diferentes de conteúdo.
Certifique-se de que seu site tenha uma página de perguntas frequentes ou uma maneira de responder a perguntas de forma rápida e concisa em artigos, para que apareçam mais provavelmente em “As pessoas também perguntam”.
Veja também: Como ter um site de alta qualidade
6. Google Meu Negócio
Por falar no Google Meu Negócio, é outra excelente ferramenta perfeita para melhorar a experiência do usuário nos resultados de pesquisa. GMB é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google e permite que os proprietários de negócios gerenciem como as informações aparecem nos resultados da pesquisa.
Com este serviço, você pode gerenciar a posição de uma empresa no Google Maps, no Mapa do Conhecimento e nas avaliações online. Estabelecer a localização de uma empresa é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para ajudar o público a encontrar uma empresa rapidamente.
Comece configurando a listagem de empresas do Google para você ou seu cliente. Tudo que você precisa fazer é clicar no botão “Começar agora” e preencher todos os campos relevantes oferecidos pelo Google. Quanto mais informações você adicionar ao Google Meu Negócio, mais sua listagem se destacará.
Assegure-se de que você:
- Escolha uma categoria para uma empresa, como “Mercearia”;
- Carregue imagens de alta qualidade e alta resolução;
- Garanta que suas informações correspondam em todas as plataformas;
- Use um número local para contato;
- Incentive os comentários a darem à sua listagem uma avaliação de cinco estrelas.
7. Use marcações de dados estruturados para responder perguntas
Se você já usa coisas como rich snippets em suas listagens do Google, também deve ter um plano de marcação de esquema estruturado.
A marcação de esquema no Google informa aos mecanismos de pesquisa o que seus dados significam. Isso significa que você pode adicionar informações extras às suas listagens que orientarão seus clientes com mais precisão sobre o suporte de que precisam.
Fornecer informações adicionais de marcação de esquema às suas listagens dá a elas um toque final extra para garantir que se destaquem da concorrência. Você pode adicionar algo como um “preço do produto” à página de um produto ou informações sobre a disponibilidade do produto.
Combinar dados estruturados em seu processo de design quando você está trabalhando em um site faz várias coisas positivas. Facilita o trabalho do mecanismo de pesquisa para que você possa garantir que você ou seu cliente tenham uma classificação mais elevada. Além disso, significa que suas listagens na web serão mais completas e úteis.