WordPress

WordPress Multisite: O que é?

WordPress Multisite: O que é?

O WordPress possui muitos recursos poderosos que podemos utilizar para incrementar funcionalidades e um deles é o WordPress Multisite. Explicamos neste post o que é e os benefícios para que você possa conhecer:

O que faz o WordPress Multisite?

O WordPress Multisite é um recurso que permite que você execute vários sites em uma única instalação da plataforma, onde muitos componentes principais são compartilhados, porém os temas, plugins e até mesmo o banco de dados da instalação são usados ​​para cada site separadamente.

Além disso, o Multisite tem que ser habilitado manualmente. Não há limite para o número de sites que você pode executar ao mesmo tempo, mas, como qualquer outro site, os recursos do seu ambiente de hospedagem desempenham um grande papel. Quanto mais sites e visitantes você tiver, mais força será necessária.

No front-end, os usuários não saberão que o site que estão visitando faz parte de uma rede (ou seja, a menos que você utilize plugins que exibam informações relacionadas à rede, como um agregado de postagens de cada site) . Já o back-end parecerá muito familiar, mas com alguns menus específicos para vários sites.

Veja também: 6 ferramentas para ampliar e gerenciar seu site WordPress

Uma das maiores diferenças de uma instalação padrão do WordPress e do WordPress Multisite é a questão de dominação, ou seja, a função Super Admin é adicionada às instalações Multisite do WordPress e faz praticamente toda a administração. É um nível mais alto e pode administrar cada site, juntamente com a própria rede.

Por exemplo, um superusuário pode escolher quais plugins e temas estão disponíveis para cada site na rede. Eles podem atribuir administradores específicos do site, instalar plugins e adicionar ou remover sites individuais.

2. Os benefícios

Há vários benefícios em usar o WordPress Multisite, entre eles são:

  • Interface do usuário unificada: Dependendo do seu papel dentro da instalação, você pode facilmente ir de um site para outro (ou, pelo menos, aqueles que você tem permissão para acessar) sem a necessidade de sair ou pular toda a web. Tudo o que você precisa está muito mais fácil de acessar, além de ser mais rápido.
  • Automação: Você pode reforçar a segurança e integrar métodos para aprovar novos sites adicionados à rede.
  • Acesso: Cada site dentro de uma rede pode ter seu próprio conjunto de usuários. Isso é ótimo para cenários em que você deseja apenas que as pessoas façam alterações em sites específicos.

Da mesma forma, somente Super Admins podem adicionar plugins ou temas ao sistema, evitando a sobrecarga da plataforma.

3. O poder de fazer mais

Através de código personalizado e plugins compatíveis com vários sites, você pode adicionar funcionalidades poderosas à sua rede. Por exemplo, querer compartilhar arquivos de mídia ou até mesmo postagens de blog entre todos os sites específicos da rede. Além disso, você pode adicionar recursos fáceis de usar, como recursos de navegação ou de pesquisa em toda a rede.

Cada site pode começar como uma entidade separada, mas você pode associá-los de várias maneiras.

4. Quando usá-lo?

O WordPress Multisite inclui recursos incríveis. Mas, para decidir se é a solução certa para o seu projeto, faça as seguintes perguntas:

  • Como meus sites estão relacionados?
    Deve haver algum fator unificador entre todos os sites da sua rede. Talvez sejam locais diferentes da mesma empresa ou membros da mesma organização. O fato de os sites estarem relacionados de alguma forma talvez seja o maior motivo para a utilização de Multisite.
  • Meu servidor da web consegue suportar?
    O fato de que o banco de dados é compartilhado entre sites pode causar lentidão durante um pico de tráfego. Certifique-se de que sua hospedagem seja capaz de suportar durante esses momentos. Backups frequentes de sites também são ótimos, sejam fornecidos pelo seu host ou por meio de um plugin.
  • Membros da equipe:
    Depende do fato de seus sites da rede estarem ou não relacionados. O WordPress Multisite facilita a manutenção, especialmente se você tiver membros da equipe que precisam acessar vários sites. Portanto, tendo tudo dentro de uma única instalação irá agilizar o processo para todos.
  • Vale a pena os riscos?
    Apensar dos benefícios, o WordPress Multisite pode ter suas próprias armadilhas. Por exemplo, uma falha no banco de dados ou uma atualização de plugin corrompida pode derrubar toda a sua rede de sites. Mesmo um aumento no tráfego ou um ataque de força bruta em um único site, pode acabar afetando todo o resto. É crucial ponderar esses riscos em relação aos possíveis benefícios.

Fonte