Performance

Por que você precisa de um CDN para seu site?

Por que você precisa de um CDN para seu site?

CDN é a abreviação de Content Delivery Network, ou seja, é uma rede de servidores que fornecem conteúdo estático em cache de sites com base na localização geográfica do visitante do site.

Falando de uma maneira mais fácil… Normalmente, quando um usuário acessa o seu site WordPress, ele é redirecionado para o servidor da sua hospedagem. O seu servidor está localizado em um local central, portanto, todos os usuários do seu site acessam esse servidor para visualizá-lo.

Se você tiver um grande volume de tráfego, poderá sobrecarregar o servidor, o que leva a um site de carregamento lento ou até a uma falha no servidor. É aqui que uma CDN é útil porque é uma rede de servidores espalhados por todo o mundo.

Veja também: Como melhorar o desempenho do seu site

Quando você usa uma CDN, o conteúdo estático do seu site é armazenado em cache e também armazenado em todos esses servidores. O conteúdo estático inclui imagens, folhas de estilo (arquivos css), javascripts, etc. Agora, quando um usuário visita seu site (servidor original), a tecnologia CDN os redireciona para o servidor mais próximo da sua localização.

Por exemplo: Se o servidor principal estiver hospedado no Texas – EUA, e alguém de São Paulo tentar acessá-lo, ele será redirecionado para o servidor mais próximo que possa estar em São Paulo.

Ao implantar seu conteúdo em vários servidores geograficamente dispersos, você pode acelerar o carregamento de suas páginas. E é por isso que CDN é útil, pois quanto mais próximo o servidor CDN estiver de onde seu usuário estiver, mais rápido ele terá acesso ao conteúdo.

Por que você precisa de uma CDN para o seu site WordPress?

Que o CDN pode causar um grande impacto no seu site, não tenha dúvidas. Portanto, abaixo estão algumas das vantagens de um site WordPress usando uma CDN:

  • Velocidade – O site fica mais rápido, pelos motivos explicados anteriormente.
  • Resistência a falhas – Pode aumentar o tráfego, pois a CDN permite distribuir a carga para vários servidores, em vez de ter 100% de tráfego para o servidor principal.
  • Experiência aprimorada do usuário – Declínio na taxa de rejeição no site e aumento nas visualizações de página, como também no número de páginas visualizadas por cada usuário.
  • Melhoria no SEO – Sites mais rápidos tendem a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa, como do Google.

Aqui na Inovalize utilizamos o CDN da CloudFlare para todos os clientes hospedados com a gente, garantindo maior desempenho e segurança do site. Porém, há várias outras empresas que fornecem CDN como MaxCDN, Amazon, etc.

Ainda tem dúvidas sobre o CDN? Mande sua dúvida pra gente, nós podemos te ajudar 🙂

Fonte

Comentários

Este artigo não possui comentários