Plugins

Dicas para combater spam de comentários no WordPress

Dicas para combater spam de comentários no WordPress

Os comentários de spam são um problema enorme, especialmente se você não estiver preparado para lidar com eles adequadamente. Neste post damos dicas dos melhores plugins anti-spam do WordPress e dicas úteis para combater os comentários maliciosos. Essas dicas poupam muito tempo e eliminam significativamente o spam de comentários do seu site.

Por que você precisa dar atenção ao spam nos comentários?

A Internet está cheia de robôs de spam que automaticamente espalham links para sites na forma de comentários. O objetivo desses comentários de spam é obter classificação nos mecanismos de pesquisa e também obter cliques acidentais de visitantes desavisados.

Veja também: Ferramentas gratuitas para buscar vulnerabilidades em seu site

Mas nem todo spam é submetido por bots. Também há comentários reais de spam enviados por humanos. Esses comentários são mais difíceis de capturar e geralmente contêm links para sites de terceiros.

Isso afeta a reputação do seu site, pois os usuários o considerariam como um site de baixa qualidade ou spam. Os mecanismos de pesquisa também podem marcar seu site como inseguro se encontrarem links para sites que distribuem malware e vírus.

Agora que você já sabe o porquê, mostraremos como você pode combater o spam de comentários, para que você gaste menos tempo se preocupando com spam e mais tempo para desenvolver seu negócio online .

1. Ative a moderação de comentários no WordPress

Primeiro certifique de que nenhum comentário no seu site seja publicado sem a sua aprovação. Essa etapa garantirá que os comentários não ignorem os filtros e também lhe dará controle total sobre quais comentários aparecem em seu website.

Essa solução é altamente recomendada para sites de negócios , como escritórios de advocacia, contabilidade, etc. Vá até a página Configurações »Discussão dentro da área de administração do WordPress. Em seguida, role para baixo até a seção “Antes de um comentário aparecer” e marque a caixa ao lado da opção “O comentário deve ser aprovado manualmente”.

2. Ative a proteção anti-spam do Akismet

O Akismet é um plugin anti-spam que vem pré-instalado com o WordPress. Ele filtra todos os comentários do WordPress em seu site através de seu banco de dados anti-spam, pegando os tipos mais comuns de comentários deste tipo.

O Akismet está disponível como um plugin gratuito, mas você precisa se inscrever em sua chave de API. 

Veja também: 5 plugins para gerenciar os comentários do seu site WordPress

3. Usando Honeypot para pegar os SPAM Bots

A tecnologia de honeypot (traduzindo, Pote de Mel) é um método eficaz para enganar os spambots para se identificarem. Uma vez identificados, seus comentários podem ser bloqueados.

Primeiro, você precisa instalar e ativar o plugin Antispam Bee . Após a ativação, basta ir à página Configurações »Antispam Bee e selecionar a opção para marcar como spam todos os comentários capturados do honeypot.

O plugin agora usará a técnica de honeypot para capturar os robôs de spam ruins. Ele também tem outro filtro antispam, como validar o endereço IP da sua lista negra de comentários do WordPress, consultar o bbcode, procurar no banco de dados de spam local e muito mais.

4. Desative comentários em anexos de mídia

O WordPress cria automaticamente páginas de anexos de imagens onde os usuários podem ver uma imagem e até mesmo deixar um comentário sobre ela.

Se você estiver vinculando suas imagens à página de anexos, depois de um tempo, você terá muitas páginas de anexos com comentários ativados. Se as imagens são uma parte central do seu conteúdo, tudo bem. Mas se você não quiser que os usuários comentem imagens, desative os comentários em anexos de mídia.

A maneira mais fácil de fazer isso é instalar o plugin Desativar Comentários . Após a ativação, acesse a página Configurações »Desativar Comentários e marque a caixa ao lado da opção” Mídia “.

5. Desative Trackbacks no WordPress

Uma grande parte dos comentários de spam é trackbacks (post feito num determinado blog em “resposta” a algum outro post, que pode ser de outro blog). Para a maioria dos blogs, não é necessário ter trackbacks ativados. Você pode optar por desativar os trackbacks em todo o seu blog ou em uma postagem individual. 

Esta é uma maneira fácil de reduzir significativamente o spam de comentários, e você pode encontrar a opção acima visitando Configurações » Discussão. Isso desativará os trackbacks de todo o site.

Fonte

Comentários

Este artigo não possui comentários