Dicas de produtividade para ajudar a manter o foco

Dicas de produtividade para ajudar a manter o foco

Sabemos que com tantas coisas que podem nos distrair, acaba sendo muito fácil tornar nosso dia menos produtivo e criativo. Portanto, para aqueles dias em que você está se sentindo sobrecarregado, e tudo o que precisa é de uma pequena cutucada ou de uma dica sensata para ajudá-lo a voltar ao caminho certo, citamos algumas dicas de produtividade para te ajudar a manter o foco.

1. Acompanhe suas atividades e analise o tempo

Este é um primeiro passo muito bom para sua jornada ser mais produtiva. Pergunte-se: em quais atividades você está passando a maior parte do tempo? É essa quantidade de tempo que você estava visando e essencial para alcançar seus objetivos? Avaliando essas questões, você pode otimizar seu tempo.

2. Anote seus objetivos e prioridades

Há vários benefícios de escrever qualquer coisa, mas vantagens ainda mais poderosas quando você anota seus objetivos e prioridades. Um bônus: mantenha-os visíveis para lembrá-lo para o que você está trabalhando e avançando.

Veja também: 7 ferramentas de organização para desenvolvedores

3. Identifique sua tarefa mais importante

Não vá mais para a cama sentindo-se insatisfeito, certifique-se que suas prioridades não foram deixados em segundo plano. Se você completasse apenas uma tarefa hoje, qual seria? Qual é a sua tarefa mais importante agora que melhor o levará em direção aos seus objetivos? Tem sua resposta? Boa. Agora, certifique-se de que isso seja feito antes de qualquer uma das suas outras tarefas menos importantes.

4. Identifique as 5 principais tarefas da semana que já passou

Isso está relacionado ao princípio de Pareto ou à regra 80/20, que afirma que 20% do seu esforço resulta em 80% do seu resultado. Depois de identificar quais atividades movem a agulha, concentre-se nela.

5. Programe um dia de descanso

Descanso é muitas vezes a parte mais negligenciada de um dia, mas é o mais útil na prevenção de burnout (esgotamento físico e mental). Além disso, com o descanso, você poderá continuar se apresentando no seu melhor nível.

6. Escolha uma tarefa e automatize

Se você pensa muito, pode haver uma ou duas tarefas que você pode automatizar. Seja postando nas mídias sociais, pagando suas contas ou comprando mantimentos, por que não configurá-lo uma vez e finalmente tirá-lo do seu prato? 

Veja também: Otimize seu atendimento ao cliente no e-commerce com 4 dicas

7. Planeje seu dia na noite anterior

Você só precisa tentar planejar seu dia na noite anterior para perceber seus benefícios. Você estará equipado com um plano de jogo claro, o que significa que você pode começar a correr assim que acordar de manhã e começar a trabalhar.

8. Durma bem

O sono é suficiente para o seu melhor bem estar e produtividade. Não só ajuda a recuperar de seus dias frenéticos, mas também ajuda a função cerebral, mantendo seu coração saudável, melhorando seu humor, diminuindo o risco de doenças e fortalecendo seu sistema imunológico.

9. Pense em uma pequena vitória

Pequenos passos são a chave para alcançar seus objetivos. Reconhecer uma pequena vitória que você conquistou na semana passada, por exemplo, ajudará você a ganhar impulso e continuar sendo produtivo de forma mais regular e consistente.

10. Escolha uma tarefa e delegue

Se a tarefa não puder ser automatizado, você pode delegá-lo? Pense em uma tarefa em que você não é particularmente bom ou que não gosta de fazer. Tente contratar um assistente virtual ou terceirização de uma plataforma de equipe online.

Fonte

Comentários

Este artigo não possui comentários