Performance Plugins

7 plugins para melhorar a performance do seu site WordPress

7 plugins para melhorar a performance do seu site WordPress

Há muitos plugins que ajudam na otimização de velocidade do seu site WordPress e que podem ser ferramentas muito úteis e importantes para trazer mais leads e visitantes para o site do seu negócio.

Recomendamos executar e analisar seu site através do GTMetrix, a ferramenta que a Inovalize mais utiliza para acompanhar a performance dos websites e manter a nota sempre acima dos 90%.

Após instalar cada plugin, teste suas pontuações no GTmetrix para ver como isso afeta o tempo de carregamento da página e as suas respectivas pontuações. A maioria dos plugins tem uma classificação de pelo menos 4,5, portanto, selecionamos alguns plugins que você pode estar utilizando.

1. WP Fastest Cache

É o plugin de cache grátis com a melhor classificação, além de ser super fácil de configurar. Este plugin não tem uma opção para carregamento lento de imagens ou vídeos, limpeza de banco de dados e outras opções. Portanto, você precisará usar os plugins WP-Optimize e Lazy Load For Videos se desejar esses recursos também (muito recomendado).

2. WP-Optimize

Este plugin remove lixo, spam, revisões de postagem, transitórios e outros arquivos indesejados armazenados no banco de dados. Recomendamos que seja executado a cada duas semanas (possui uma opção para agendar limpezas de banco de dados).

Instruções para baixar o plugin:

  • Faça backup do seu banco de dados;
  • Instale o plugin;
  • Vá para a guia WP-Optimize;
  • Execute o plugin como as configurações padrão, mas desmarque “comentários não aprovados”.

3. Autoptimize

O Autoptimize é um plugin muito completo que otimiza, minifica e guarda em cache os scripts, estilos e permite adiar o carregamento do CSS completo. Com ele você pode também otimizar e adiar o carregamento de imagens, otimizar fontes do Google, carregar JavaScript assincronamente, remover o excesso de emoji do WordPress, e desta forma pode melhorar o desempenho de seu site mesmo que você já esteja usando HTTP/2.

Outro plugin muito utilizado pela Inovalize no lugar do Autoptimize é o LiteSpeed Cache. Um plugin perfeito para otimização e cache de arquivos estáticos, porém funciona melhor em servidores LiteSpeed.

Veja também: Como melhorar o desempenho do seu site

4. Asset Cleanup

Com este plugin você pode desativar seletivamente o carregamento de plugins em determinadas páginas ou postagens. Isso pode reduzir o número de solicitações e melhorar o tempo de carregamento. O exemplo mais comum é carregar apenas o plugin do formulário de contato em páginas que realmente possuem um formulário de contato.

5. WP YouTube Lyte

O WP YouTube Lyte permite que você “carregue preguiçosamente” seus vídeos, inserindo o “Lite YouTube Embeds” responsivo. Desta forma, os scripts do YouTube só são chamados quando clicado no vídeo, reduzindo assim o tamanho do download e o tempo de renderização substancialmente e melhorando drasticamente o desempenho da página quando você tem vários vídeos do YouTube em um e a mesma página. O plugin também permite armazenar cache das miniaturas do YouTube de forma local.

6. Shortpixel

Este plugin permite que você comprima e otimize as imagens do website sem perda da qualidade. Permite também a compactação de imagens em escala (redimensionando-as para as dimensões corretas) e a especificação das dimensões da imagem (definindo uma largura ou altura no HTML ou CSS das imagens).

7. reSmush.it

Outro plugin que utilizamos muito nos projetos aqui da Inovalize. O reSmush.it permite otimizar imagens JPG, PNG e GIF de até 5MB grauitamente. O plugin inclui uma operação em lote para otimizar todas as suas imagens sem perda qualidade em dois cliques.

Comentários

Este artigo não possui comentários