PHP é uma linguagem especialmente adequada para o desenvolvimento web ao lado do servidor, sendo uma das melhores linguagens de programação para desenvolvimento web. Abaixo, damos dicas de 5 melhores frameworks PHP para você conhecer melhor:
1. Laravel
Inicialmente lançado em junho de 2011, o Laravel é um framework web PHP livre e de código aberto, criado por Taylor Otwell. Destina-se ao desenvolvimento de aplicações web seguindo o padrão de um modelo arquitetônico e baseado no Symfony. Os recursos do Laravel incluem um sistema de empacotamento modular com um gerenciador de dependência dedicado, diferentes maneiras de acessar bancos de dados, utilitários que auxiliam na implantação e manutenção de aplicativos.
É uma plataforma cruzada em que o código-fonte está hospedado no GitHub e licenciado sob os termos da Licença MIT. Os principais pontos de design incluem, entre outros: Pacotes, Eloquent ROM, Query Builder, Lógica de Aplicação, Roteamento Reverso, Controladores Restful e Carregamento Automático de Classe.
2. CodeIgniter
Inicialmente lançado em 28 de fevereiro de 2006 e licenciado sob a Licença MIT, o CodeIgniter é um framework web de desenvolvimento rápido de software livre, para uso na construção de sites dinâmicos com PHP. Além disso, o CodeIgniter é mais conhecido por sua velocidade quando comparado a outras estruturas PHP, e também pode ser modificado para usar o Hierarchical Model View Controller, que permite aos desenvolvedores manter agrupamentos modulares de Controller, Models e View organizados em um formato de subdiretório.
3. Zend
O Zend foi lançado inicialmente em 3 de março de 2006. É um framework de aplicações web orientado a objetos, de código aberto, implementado no PHP 7 e licenciado sob a Nova Licença BSD. O framework Zend é basicamente uma coleção de pacotes profissionais baseados em PHP.
Essa estrutura usa vários pacotes pelo uso do Composer como parte de seus gerenciadores de dependências de pacotes. O Zend Framework fornece aos usuários um suporte do Model View Controller (MVC) em combinação com a solução Front Controller.
Entre seus recursos, estão: todos os componentes são totalmente orientados a objetos; uso fácil; implementação Extensível do MVC suportando layouts e modelos baseados em PHP por padrão; suporte para vários sistemas de banco de dados e fornecedores; composição de email e entrega, recuperação; etc.
4. CakePHP
O CakePHP é um framework web de código aberto que segue a abordagem do modelo Controller (MVC) e é escrito em PHP. Ele foi modelado a partir dos conceitos de “Ruby on Rails” e distribuído sob a licença MIT. Ele usa conceitos de engenharia de software e padrões de projeto bem conhecidos, como convenção sobre configuração, modelo (exibição) controlador, registro ativo, mapeamento de dados de associação e front controller.
Para conhecer um pouco da história, o CakePHP começou em 2005, quando um programador polonês Michal Tatarynowicz escreveu uma versão mínima de um rápido desenvolvimento de aplicações em PHP, chamando-o de Cake. Ele então publicou o framework sob a licença MIT de código aberto e o abriu para uma comunidade online de desenvolvedores. Em dezembro de 2005, L. Masters e G. J. Woodworth fundaram a Cake Software Foundation para promover o desenvolvimento relacionado ao CakePHP.
5. Symfony
Symfony é um conjunto de componentes ou bibliotecas reutilizáveis do PHP. O Symfony foi publicado como software livre em 18 de outubro de 2005 e lançado sob a licença do MIT. Visa acelerar a criação e manutenção de aplicações web e substituir tarefas de codificação repetitivas enquanto usa uma sobrecarga de baixo desempenho usada com um cache bytecode.
O Symfony também tem como objetivo construir aplicativos robustos em um contexto corporativo, como também, dar aos desenvolvedores controle total sobre a configuração, desde a estrutura de diretórios até as bibliotecas estrangeiras, podendo personalizar tudo. Para combinar as diretrizes de desenvolvimento corporativo, o Symfony é empacotado com ferramentas adicionais para ajudar os desenvolvedores a testar, depurar e documentar projetos.