Desenvolvimento Marketing Digital

4 dicas para criação de formulários

4 dicas para criação de formulários

Uma das coisas que um bom site deve possuir são os formulários. Quando você cria um formulário para coletar informações do usuário, estará preenchendo seu sistema com informações e detalhes importantes que você precisa para efetivar seu público-alvo, além de conseguir detalhes sobre seus Leads. Para isso, você precisa se concentrar em um formulário simples e fácil de enviar.

Abaixo, 4 dicas para a criação de um bom formulário:

1. Simplicidade

Tente não fazer um formulário com 5 páginas para que o usuário preencha. O ideal é resumir para somente o que você realmente precisa de uma forma simples e fácil de entender. Porém, caso você tenha muitas informações, poderá dividir em vários formulários, para isso, tem a possibilidade de enviar formulários em momentos diferentes para o usuário, assim não será muitas informações para processar de uma só vez.

Lembre-se: os formulários precisam ser rápidos e fáceis de preencher!

2. Crie formulários bonitos

Todos sabemos que a primeira impressão ajuda muito e, para isso, sabemos que algo bonito e bem feito sempre chama mais a atenção. Pense que os formulários serão a primeira interação que o usuário terá com você, portanto, é importante ter um formulário simples, limpo e bonito como também prestar atenção no seu CSS e no uso de imagens.

Leve em consideração que o usuário pode estar preenchendo o formulário em dispositivos móveis, ou qualquer outro meio, como também, em uma boa conexão ou não. Isso acaba afetando a beleza do seu formulário e por isso, precisam ser otimizados para possuir velocidade, clareza e legibilidade.

3. Escolha seu título com cuidado

Quando você nomear seu formulário, você deve usar essa oportunidade para criar uma história convincente para o visitante. Você não deve criar seus formulários e suas páginas apenas para um mecanismo de pesquisa.

Você deve atingir os interesses dos usuários com o título, que é algo que chama o usuário para sua página. Para isso, ofereça um título que interage com as pessoas, algo criativo, pois você deve usar seu título para criar um interesse e uma motivação para preencher o formulário.

O que você está oferecendo como resultado da apresentação de formulários? Qual é o valor que você está dando a eles? Escolha suas palavras com cuidado e conte uma história com seu título.

4. Teste seus formulários

Testar seus formulários significa criar duas versões muito semelhantes do mesmo e enviar aos seus usuários aleatoriamente para um deles. Embora esses testes não ofereçam um valor imenso no ajuste de um formulário, eles podem ajudar muito quando você for revisar um design e layout.

Não negligencie a importância de reformular seus formulários com base nos comentários, envios ou interações dos usuários. Seus formulários principais não devem ser criados apenas uma vez e depois deixar de lado, tente sempre melhorar-los. Uma vez que você encontrou um formulário de liderança que funciona, você deve começar a implementar ajustes pequenos e incrementar coisas novas que podem fazer diferença.

Fonte