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Como usar Customer Match no Google AdWords para otimizar suas campanhas

Como usar Customer Match no Google AdWords para otimizar suas campanhas

Customer Match é uma funcionalidade do Google AdWords que permite que você faça upload de listas de e-mail de clientes ou Leads e as utilize como público-alvo de campanhas e anúncios, que podem ser feitos para redes de pesquisa, shopping, como também Youtube e Gmail. Ou seja, ao importar uma lista de emails, você cria uma audiência. Por essa audiência já ter demonstrado interesse na sua empresa anteriormente, seus anúncios possuem uma probabilidade maior de conversão.

Mas, como usar o Customer Match na sua estratégia?

Bom, na prática, a melhor forma de utilizar o Customer Match é criando diferentes listas de audiência, uma para cada grupo de anúncios, cada uma com seu objetivo definido.

Por exemplo, uma dessas audiências pode ser composta por Leads que converteram em alguma Landing Page sua, mas ainda não são seus clientes. Para esse grupo, você criaria campanhas com o objetivo que eles façam uma primeira compra ou assinatura no seu site.

Outra opção de campanha para quem já é cliente é com a venda de combos. Pensando que sua empresa vende três produtos, pode-se criar audiências de clientes que possuem apenas um ou dois deles e criar campanhas com ofertas para um upgrade, oferecendo um desconto para que o cliente adquira os três.

Como criar a lista no AdWords

Para poder criar sua lista de Customer Match, é necessário primeiramente acessar a parte de Campanhas dentro do Google AdWords. Após, dentro de Biblioteca compartilhada, selecionando a opção público-alvo, você encontra o subitem Emails de clientes com o link Criar listas.

Então, você é redirecionado para a página em que você deve inserir o arquivo (em .CSV, com até 5GB), nome  e descrição da importação que será realizada. Após completar o processo, sua lista fica salva na sua aba de Públicos-alvo e está pronto!

Palavras-chaves para cliques mais qualificados

Normalmente é recomendado utilizar palavras-chaves para que se encontre o público-alvo com um custo menor de CPC. Contudo, para a lista de Leads no Customer Match, utilizar palavras-chaves um pouco mais gerais pode valer a pena. Isso porque, como você sabe que o público é realmente qualificado, gastar mais no CPC vale a pena, pois o CPA se torna menor.

Encontre públicos similares

Além da opção de criar campanhas para as pessoas presentes na sua lista, o Customer Match permite também selecionar públicos similares como público-alvo de anúncios no Gmail ou no YouTube. Essa opção fica disponível automaticamente, caso suas listas tenham os requisitos mínimos para o Google conseguir encontrar usuários com comportamento semelhante.

Conheça algumas limitações impostas pelo Google na utilização do Customer Match:

  • As listas precisam ser suas: isso significa que não podem ser utilizadas listas compradas, alugadas ou disponibilizadas por terceiro;
  • É necessário deixar claro a utilização que será feita com esse email em sua política de privacidade, ou seja, quando o Lead converter em uma Landing Page, ter o aviso que esse email será utilizado no Customer Match;
  • As pessoas da sua lista precisam ter pelo menos 13 anos de idade para que você possa utilizar seu e-mail no Customer Match;
  • Informações como religião, status financeiro negativo etc., não podem ser abordadas nas suas campanhas.

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