A rede social Instagram há algum tempo está sendo utilizada como um meio para o Marketing Digital. Aos poucos, foi ganhando novas funcionalidades, como o stories e Ads. Com estas novas funcionalidades, o crescimento do Instagram decolou, onde em Abril eram 700 milhões de usuários no mundo. Com esse dado, podemos perceber como o Instagram acaba sendo uma ferramenta importante, podendo levar ao crescimento da sua empresa, como também dar maior visibilidade, atração e reconhecimento.
Confira abaixo 7 dicas que vão ajudar nas estratégias de marketing para sua empresa através do Instagram:
1. Mude para um perfil de negócios
Tornar seu perfil pessoal em um perfil comercial faz com que você ganhe mais vantagens, pois permite que você consiga ver informações que não estão disponíveis em um perfil pessoal como estatísticas, número de pessoas que visualizaram suas publicações, etc.
Para tornar seu perfil em comercial vá até a página de configurações do Instagram e clique em “Alternar para o perfil comercial”. Aceite o pedido de vinculação de sua página ao aplicativo e preencha as informações de telefone, e-mail e endereço., o que facilitará o contato entre a empresa e o cliente.
2. Interaja com seus seguidores ou outros usuários
Uma das maneiras orgânicas de conseguir seguidores no Instagram é seguir contas de empresas parceiras como também de pessoas conhecidas que sejam do seu nicho de mercado. Isso facilitará que os usuários sigam seu perfil e que interajam com a empresa. Participe de conversas dizendo algo interessante e que chame atenção.
3. Coloque legendas nas suas fotos
O Instagram é uma rede social para postagem de imagens, porém, isso não quer dizer que você deve abster-se de legendas. A dica é aproveitar o espaço para legenda contando uma história interessante sobre a foto postada, podendo ser uma boa oportunidade para contar algo em que a imagem não passa ao usuário, conseguindo assim um engajamento com seus seguidores.
4. Procure hashtags mais utilizadas
As hashtags possuem um papel muito importante no Instagram, pois juntam as publicações de usuários que não estão conectados em uma única página. Visto isso, se você publicar suas fotos com hashtags com alta relevância, há grande chances de suas publicações ganharem várias curtidas e consequentemente mais seguidores, fazendo assim com que sua empresa seja reconhecida. Basta você digitar uma palavra com o hashtag (#) na frente, e ver o número de publicações, além disso, o Instagram já mostra hashtags similares que você pode estar utilizando.
5. Crie hashtags para sua empresa ou evento
Quando você quiser divulgar um evento que seja da sua empresa ou que envolve o mercado que você atua, até mesmo seus produtos ou outra ação relacionada a sua empresa, você pode começar a usar uma hashtag do zero. Isso faz com você construa uma presença na rede social, como também seus seguidores podem passar a utilizar.
6. Utilize o stories
Com a ferramenta stories do Instagram, você pode divulgar e promover fotos ou até mesmo o dia-a-dia da sua empresa, que não necessitam de uma edição específica e/ou de imagens muito retocadas. Você pode utilizar para mostrar o lado real da sua empresa, como é a rotina, o espaço de trabalho, como também pode publicar promoções, entre outros. O Instagram reuniu todos os stories em um lugar só e a utilização de hashtags também ajuda muito nas visualizações.
7. Faça sorteios ou concursos
Outra maneira para seu perfil ganhar mais visualizações, curtidas, e seguidores é fazer promoções, concursos e sorteios.Você pode fazer da maneira em que para concorrer o usuário necessite seguir seu perfil, além de curtir a foto. Outra opção é pedir para seus seguidores postarem fotos e usarem a hashtag criada pela empresa, e assim promover e dar mais visibilidade para seu negócio.