O primeiro passo na criação de um site eficaz e atraente é a escolha de uma hospedagem. Mas, escolher o host certo não é a única decisão crucial que a empresa precisa fazer. É preciso também fazer uma escolha entre as duas grandes plataformas Web: Windows e Linux.
A escolha depende das necessidades e expectativas que você tem do seu servidor. É por isso que é sempre melhor fazer uma boa lista de exigências antes de optar por um pacote de hospedagem.
Certamente, Windows e Linux variam em desempenho, segurança, banco de dados, preços e outras características que podem afetar o funcionamento do seu servidor de hospedagem.
Linux e Windows têm a mesma maneira de gerenciamento de dados. A ferramenta mais adequada que você vai notar em ambos é o servidor FTP. É simples e rápido.
Se você está pensando em trabalhar com formulários e conteúdo dinâmico, ambos os sistemas apresentam CGI, uma ferramenta usada geralmente para execução em carrinhos de compras e outras soluções de comércio eletrônico. MySQL, que é pensado para ser um formato Linux, agora também pode ser acessado por um servidor Windows, mas é ainda mais difundido para o Linux.
Quando você deve usar o Windows de hospedagem?
Hospedagem Windows se torna viável para executar estruturas de concepção, NET ou SharePoint. Neste caso, o Windows tem enormes benefícios quando você deseja adicionar aplicativos especiais do Windows para o seu site. Alguns deles são ActiveServerPages (ASP), .NET, VisualBasic ou utilizando o banco de dados da Microsoft.
Quando você deve usar Linux de hospedagem?
Já o Linux tem tido uma cadeia mais longa e confiável de soluções de terceiros à sua escolha. Juntamente com a sua estabilidade, confiabilidade e eficácia, Linux provou o melhor nestes complicados ambientes Web e servidor.
Linux também tem um custo menor já que a maioria das distribuições não tem custo.
Resumindo, se você precisar usar PHP, Perl ou MySQL então você deve escolher hospedagens Linux já que é muito mais conveniente para blogs, sistemas de gerenciamento de conteúdo, lojas on-line, fóruns etc.
Já as implementações do Windows podem especificar e agilizar o desenvolvimento e a implantação do banco de dados e técnicas licenciadas.