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Como usar Tags e Categorias no WordPress

Como usar Tags e Categorias no WordPress

Saiba como usar Tags e Categorias no WordPress para a sua vantagem, ajudar os leitores a navegar no seu site e obter mais tráfego alvejado dos motores de busca.

Categorias: prós e contras

  • Pense cuidadosamente sobre quais temas seu site irá cobrir e como os leitores vão esperar que o seu conteúdo seja organizado. Se você está inseguro sobre como categorizar seus posts, tente usar um exercício de brainstorming para visualizar como todos os seus tópicos e subtópicos estão relacionados.
  • Estruture suas categorias para que todos os seus posts pertençam a pelo menos uma delas.
  • Considere o uso de sub-categorias para organizar as mais complicadas. O WordPress permite até três níveis de categorias.
  • Utilize nomes de categorias descritivas claras e evite nomes complicados.
  • Não use muitas categorias. Quanto é demais? Infelizmente, não há uma resposta certa; isso depende do seu conteúdo. Se você achar que precisa criar uma nova categoria pra cada post novo, você deve repensar em como estruturar melhor seus tópicos.
  • Não use mais de uma categoria para a maioria de seus posts. Se você precisar usar mais de uma categoria para um único post, limite a dois ou três, no máximo. Se você descobrir que muitos de seus posts cabem em várias categorias, pode ser necessário repensar na estrutura do seu site.
  • Não crie uma categoria que você não vai escrever sobre novamente no futuro. Use as categorias para tópicos que você está planejando expandir mais tarde. Se você está indo só para escrever algumas mensagens sobre um tópico e depois nunca mais voltar a ele novamente, considere ligando-os com tags em seu lugar.

 

Tags: prós e contras

  • Use tags liberalmente. A marcação não precisa ser um resumo de todo o post; poderia descrever apenas uma seção. Se ele pode ser aplicado a mais de um cargo, vá em frente e crie uma tag para ele.
  • Se diverta com as tags. Ao contrário das categorias, que os usuários dependem mais para a navegação, você pode brincar um pouco mais com as tags. Tente usar frases mais longas, hashtags, citações, piadas; contanto que cumpra o seu propósito de ligar posts e ajude os leitores a navegar em seu site.
  • Use tags descritivas e claras. Por exemplo, um site de e-commerce seria melhor usar a tag “cafeteiras programáveis” em vez de apenas “programável.” Pense sobre a URL do post e como os motores de busca irão identificá-los.
  • Não capitalize tags. É prática comum usar letras maiúsculas para categorias e usar minúsculas para tags. Isso é bastante normal e ajuda você e seus leitores a manterem a distinção entre as taxonomias.
  • Não utilize tags como cópias de suas categorias. Elas já estão ligadas entre si, então não há nenhum propósito para isso. A tag deve ser mais específica do que as categorias.
  • Não use muitas tags. Basta tentar ser consistente em cada post e ter em mente que cada tag que você criar irá gerar uma nova página em seu site – quão útil a página deverá ser? Se você tem uma quantidade muito grande de posts, você pode querer considerar se livrar de tags que apenas ligam 2 ou 3 lugares.

Parece um monte de regras para memorizar? A principal coisa a ter em mente é a metáfora do livro: usar categorias como capítulos e tags como um índice, e você está no seu caminho para um blog bem estruturado que ajudará os leitores e motores de busca a compreender o seu conteúdo.