Blog

WordPress vs Wix - A diferença entre as plataformas

Enquanto WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais popular no mundo, não é a única opção. Wix é outro construtor popular que você já deve ter ouvido falar. Neste artigo fazemos uma comparação entre WordPress vs Wix destacando os prós e contras.

Dividimos esta comparação em 5 categorias: custos, facilidade de uso, design, flexibilidade e E-Commerce.

Note que este artigo faz comparações entre Wix e WordPress.org e NÃO WordPress.com. Não conhece a diferença? Clique aqui e saiba mais.

Preço e Custos

O custo de desenvolvimento de um website é um fator importante na escolha de sua plataforma. O objetivo é ter certeza de que você pode fazer o que quiser dentro do seu orçamento.

O plano básico do Wix é gratuito. No entanto, existem duas grandes desvantagens para ele. Primeiro, ele adiciona anúncios na parte superior e inferior do seu site. Em segundo, você não pode usar um domínio personalizado e o endereço do seu site ficará algo do tipo username.wix.com/nomedosite.

Além disso, o plano básico não oferece complementos necessários tais como o Google Analytics, Favicons, eCommerce, etc. Para remover anúncios e obter recursos adicionais, você terá que atualizar para um dos planos premium, porém cada plano Wix tem diferentes limitações de armazenamento e largura de banda e não incluem quaisquer aplicativos que você queira usar no futuro.

Já o WordPress está disponível gratuitamente para qualquer um usar, basta ter seu próprio domínio e hospedagem para instalá-lo. Dependendo do seu orçamento, você pode começar com um plano básico de hospedagem WordPress.

O custo de um site WordPress vai aumentar se você decidir usar temas ou plugins premium, porém você pode adicionar qualquer recurso para o seu site usando um plugin sem atualizar seu plano de hospedagem.

Facilidade de uso

O Wix vem com ferramentas muito fáceis de utilizar para construir seu próprio site. Você pode arrastar e soltar itens em qualquer lugar, reorganizar suas páginas, escrever conteúdo e adicionar mídia em um ambiente amigável.

No WordPress há um editor visual para escrever o seu conteúdo e um personalizador de tema que lhe permite editar as suas propriedades em um ambiente WYSIWYG. No entanto, por padrão, o WordPress não fornece ferramentas de arrastar e soltar para construir seu site. Por outro lado, existem milhares de temas, como os da Inovalize, que permitem personalização muito fácil.

Design e Layout

Wix vem com mais de 500 modelos prontos para escolher e todos são em HTML5. Além disso, você pode personalizar ainda mais o design do site alterando o layout e reorganizando os itens como você deseja.

Uma grande desvantagem é que depois de ter selecionado um modelo, você não pode mudá-lo. Você pode modificá-lo e personalizá-lo tanto quanto você quiser, mas não poderá mudar para outro modelo.

No WordPress há milhares de temas gratuitos e pagos disponíveis. Temas gratuitos vêm com suporte limitado, mas eles também passam por um processo de revisão rigorosa. Temas pagos ou exclusivos, como nós da Inovalize desenvolvemos, oferecem mais recursos e vêm com opções de suporte premium.

Você também é livre para personalizar ainda mais usando as ferramentas de personalização dos temas e plugins.

Plugins e Aplicativos

Plugins e Aplicativos são softwares de terceiros que você pode usar com a sua plataforma para adicionar mais recursos.

O Wix oferece quase 200 aplicativos que oferecem uma gama de funcionalidades como a adição de formulários de contato, galeria, comentários, lista de e-mail e assim por diante. A maioria dos aplicativos são gratuitos ou têm uma versão lite. Outros aplicativos exigem pagamentos mensais.

Já no WordPress, você pode fazer praticamente qualquer coisa que você queira com a abundância de plugins tanto gratuitos quanto pagos disponíveis para serem utilizados em seu site imediatamente.

No momento da escrita deste artigo, há mais de 46 mil plugins disponíveis no diretório do WordPress.org, sem mencionar os plugins pagos disponíveis em outros mercados.

E-Commerce

Com o Wix os usuários com o plano gratuito não podem ter sua loja virtual sem atualizar para um plano pago. Com os WixStores, você só pode aceitar pagamentos com PayPal ou Authorize.net. Existem alguns aplicativos de terceiros que você pode usar para na sua loja, porém possuem um custo muito elevado.

O WordPress tem vários plugins gratuitos para construir uma loja on-line e vender o que quiser. Cada um desses plugins têm os seus próprios plugins addon que você pode usar para adicionar qualquer gateway de pagamento que deseja (PagSeguro, PayPal, Moip, BCash, entre muitos outros), além de permitir integração com os Correios.

Resumo

O WordPress é muito superior ao Wix como uma plataforma para qualquer tipo de website, seja para blogs, portais de notícias, institucionais ou lojas virtuais. Enquanto o Wix oferece ferramentas mais fáceis de edição, você pode fazer muito mais com o WordPress ao longo prazo.

Esperamos que este artigo ajude você a comparar o WordPress vs Wix e entender os seus prós e contras.

Fonte

Publicado por em
COMPARTILHE

Deixe seu comentário


Este artigo não possui comentários