O que é domínio e hospedagem | Blog Inovalize

É muito comum que pessoas confundam o que é nome de domínio e hospedagem na web. No entanto, é muito importante ser claro sobre as diferenças entre os dois antes de passar para o seu primeiro site.

Para simplificar: um nome de domínio é como o endereço da sua casa; a hospedagem por outro lado, é o espaço da sua casa onde você coloca seus móveis.

O que é domínio?

Quando você registra um domínio (seudominio.com.br), você passa a ter direitos sobre o nome do seu site. Ninguém mais no mercado tem acesso ao nome real desse domínio particular além de você.

No entanto, apenas porque você tem um domínio não significa que você esteja pronto para apresentar seu site ao mundo. Para colocar e operar um site você precisará também de um servidor web (hospedagem).

O que é hospedagem?

Um web hosting normalmente se refere a um servidor web que armazena arquivos de dados, ou seja, é na hospedagem que todos os arquivos do seu site ficam armazenados.

Um provedor de hospedagem normalmente aluga servidores web aos usuários finais ou à revendedores. Para a maioria dos casos, os provedores de hospedagem serão as partes que lidam com a maioria dos trabalhos de manutenção do servidor (como backup, configuração de raiz, manutenção, recuperação de desastres, etc.);

Veja também: Hospedagem de sites: Como escolher bem seu provedor

Compreender as diferenças entre domínio e hospedagem é o início básico para começar o seu site.

Ainda tem dúvidas? Deixe sua dúvida nos comentários abaixo ou entre em contato conosco – nós podemos te ajudar a contratar a melhor hospedagem!

Publicado por
COMPARTILHE

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

Receba novidades e promoções por e-mail