Blog

Para um site estar acessível na internet ele precisa estar hospedado em um servidor. A partir desta necessidade surgiram empresas de hospedagem de sites que mantêm toda a infraestrutura, técnica e de segurança, necessária para que sua empresa esteja online 24h por dia, 7 dias por semana.

Existem diversas características de uma hospedagem que podem variar conforme sua necessidade. Detalharemos neste texto alguns itens que você deve se ater ao contratar um plano de hospedagem tais como: espaço em disco, transferência,domínios e e-mail.

Transferência

A transferência é a quantidade de dados que é transferida quando alguém navega em seu site ou quando você transfere arquivos para ele. Cada usuário, ao acessar um site, faz download dos arquivos e quando você envia imagens ou qualquer conteúdo para, também está usando este recurso.

Domínios

Domínio é o endereço de um site e o utilizamos para acessá-lo na internet. Se você possui só um site, pode contratar o plano de apenas um domínio (mais barato), mas se tiver necessidade de mais domínios, escolha planos maiores, pois no total ele sai bem mais barato do que quando contratados separadamente.

E-mail

Ao registrar seu domínio você pode criar contas de e-mail ligados a ele. A empresa de hospedagem deverá lhe oferecer as ferramentas necessárias para gerenciar suas contas.

O e-mail, normalmente, é oferecido gratuitamente pelas empresas de hospedagem de sites o que acarreta em economia de dinheiro. Ao escolher um plano fique de olho na quantidade de contas permitidas e seu espaço de armazenamento.

Disco

O espaço em disco é a quantidade de espaço disponível no servidor para o seu site e pode ser medido em Gigabytes ou Megabytes.

Algumas empresas oferecem uma hospedagem de sites com espaço em disco ilimitado, isto quer dizer não há um espaço definido de armazenamento para o seu site. Isto se aplica, principalmente, à hospedagem compartilhada. Em servidores dedicados e VPS o espaço em disco é sempre definido, pois é exclusivo para cada cliente, enquanto na hospedagem compartilhada centenas de clientes dividem os mesmos recursos.

Linguagens de Programação + Banco de Dados

Ao escolher uma hospedagem é de suma importância verificar se o servidor suporta a linguagem que seu site utiliza. Estas linguagens normalmente funcionam com os sistemas operacionais Windows, Linux ou ambos.

Já o banco de dados funciona em conjunto com a linguagem de programação e tem a função de armazenar informações que estarão disponíveis em seu site.

Veja Também: Hospedagem Linux e Windows: Quais as diferenças?

Painel de Controle

As empresas de hospedagem oferecem um painel de controle onde gerenciamos recursos da hospedagem, tais como e-mails, senhas, domínios e bancos de dados.

Escolhendo sua hospedagem

  • Recursos: E-mail, disco, transferência e domínios são fatores determinantes para uma boa escolha.
  • Custo: Pesquise os preços dos planos de hospedagem e aproveite bons valores oferecidos por algumas empresas.

Espero que estas dicas sejam úteis e ajudem você a escolher a empresa e o plano ideal para a sua necessidade.

Por TI Especialistas.

Publicado por em
COMPARTILHE

Deixe seu comentário


  1. FelipeResponder

    Bacana o artigo. Vale lembrar também que devemos ter muito cuidado com as conversas de ilimitados. Este tipo de marketing as vezes acaba confundindo o cliente que acha que seu site não vai ter restrição quando tem grandes picos de transferência ou quando começa a colocar um grande número de mídias disponíveis dentro do site.