Blog

Se você pretende criar um site para a sua empresa ou serviço, estes dois termos podem causar grandes confusões. Domínio e hospedagem designam duas coisas fundamentais para qualquer página e entender o seu funcionamento é o primeiro passo para a criação de um site de sucesso. Para isso, abaixo explicamos qual a diferença entre estes dois termos:

1. Hospedagem

Um servidor de hospedagem é uma espécie de “espaço virtual” onde os conteúdos multimídia, scripts, arquivos CSS e o código HTML de uma página web são armazenados. Eles podem ser fornecidos gratuitamente ou por meio de serviços pagos e se diferenciam principalmente pela suas características de controle e recursos.

O serviço de hospedagem pago, por exemplo, fornece maior controle e disponibilidade, onde durante a contratação diversos detalhes devem ser avaliados para que você escolha corretamente (fizemos um post sobre isso: Clique aqui). É através dessa análise que serão definidas as soluções que se adaptam melhor às necessidades do seu site, tanto em termos de recursos como de controle.

2. Domínio

O domínio funciona como se fosse uma “tradução” do IP do servidor em que a página encontra-se hospedada, onde por meio dele, podemos acessar qualquer conteúdo via web.

A estrutura de uma URL varia conforme o tipo de endereço. Páginas com o endereço terminado em “.com”, por exemplo, são definidas para serviços empresariais. Já com o final “.gov”, são reservadas a instituições governamentais, e assim por diante.

O http que vemos no início do endereço auxilia o navegador a identificar o protocolo de comunicação e o www refere-se ao fato da página estar disponível na World Wide Web.

Para a contratação de um domínio, é um processo relativamente simples. Uma vez que a disponibilidade do domínio é verificada você poderá registrar o domínio preenchendo um cadastro e realizando o pagamento pelo registro. E então, só após o registro do domínio e a confirmação do pagamento, você poderá configurar os valores de DNS para que o domínio funcione em seu site. Mas o que o DNS significa? Significa que ele é o responsável por converter o seu domínio no endereço de IP do servidor de hospedagem em que o seu site está armazenado.

Concluindo, não há como criar e publicar uma página/site sem a existência de um servidor de hospedagem e o registro de um domínio. Ambos trabalham juntos para que as pessoas possam acessar conteúdos diversos na web. Se o servidor de hospedagem fosse uma casa o domínio seria o endereço dela, permitindo que qualquer pessoa consiga encontrar a mesma. Por isso, deve-se escolher com muito cuidado o que se encaixa perfeitamente com as necessidades do seu site.

Fonte

Publicado por em
COMPARTILHE

Deixe seu comentário


Este artigo não possui comentários